Desafios na gestão da modalidade de educação a distância

uma análise da trajetória de implantação e institucionalização da EAD na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13243

Palavras-chave:

Gestão EaD, UNEB, UAB

Resumo

Este artigo tem por objetivo avaliar os desafios enfrentados pela Uneb na gestão da implantação e institucionalização da EaD na Bahia. Em relação ao percurso metodológico trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagm qualitativa, que se constitui como estudo de caso único da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A coleta de dados primários se deu através da observação direta e da análise documental, principalmente, a partir dos relatórios de gestão publicados nos anos de 2018, 2019 e 2020. Os dados coletados foram triagulados no processo de análise para consolidação. No caso da Uneb, verifica-se que a gestão da implantação e institucionalização da EaD, e as alterações de gestão implementadas a partir de 2019, ajudaram a Unidade a solucionar a totalidades dos problemas apontados no diagnóstico realizado em 2018. Os resultados deste estudo indicam que a qualidade da gestão assegura a institucionalização da modalidade, viabilizando que a Universidade cumpra a sua função social, que é a de promover a formação qualitativa dos estudantes, fazendo as entregas necessárias ao cumprimento do seu papel na sociedade e contribuindo para assegurar a democratização, a interiorização e a universalização da Educação a Distância na Bahia e no Brasil. Os principais desafios encontrados e superados são: institcionalização da Unidade em 2014; recredenciamento da modalidade de educação adistância, em 2019, com alcance da nota 4; e atualização do regimento, fortalecendo a organização dos processos internos. Há ainda desafios a serem superados, principalmente, na consolidação do modelo acadêmico e na institucionalização da produção do material didático.

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Biografia do Autor

Tânia Moura Benevides, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Administração (UFBA). Professora Adjunta (UFBA). Grupo de Pesquisa em QualiSalvador (UFBA). Brasil. E-mail: tbenevides@ufba.br.

Hércules Santos Andrade, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Produtor de Conteúdo (IFBA). Grupo de Pesquisa em Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais – DCETM (UNEB). Brasil. E-mail: hercules.andrade@ifba.edu.br.

Lídia Boaventura Pimenta, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação (UFBA). Coordenadora Adjunta da Unead (UNEB). Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (UNEB). Brasil. E-mail: hercules.andrade@ifba.edu.br.

Referências

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Publicado

2021-11-28

Como Citar

BENEVIDES, T. M.; ANDRADE, H. S.; PIMENTA, . L. B. . Desafios na gestão da modalidade de educação a distância: uma análise da trajetória de implantação e institucionalização da EAD na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13243. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13243. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático