Expansão, interiorização e acesso ao ensino superior no Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11847Palavras-chave:
Ensino superior, Inclusão, Interiorização, Territórios de identidadeResumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar a evolução do acesso ao ensino superior (ES) no estado da Bahia e em seus Territórios de Identidade (TI) e municípios, bem como relacionar este processo com o perfil da rede de instituições de ensino superior (IES) no estado. Utilizou-se de dados secundários do Censo Demográfico dos anos 2000 e 2010 e projeção para 2020. Foram utilizados, também, dados públicos disponíveis no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC) e consulta aos sítios de IES, para caracterizar as instituições com sede na Bahia. No período estudado, o acesso ao ES cresceu no estado, este foi maior nos TI mais desenvolvidos. Registrou-se o crescimento da presença de pessoas autodeclaradas negras e de baixa renda no ES, mas esta ampliação não foi suficiente para atingir os níveis de representatividade destes grupos na sociedade baiana. As IES do estado caracterizam-se em maioria por faculdades com fins lucrativos e o acesso ao ES esteve diretamente ligado a maior disponibilidade de instituições no território. Considera-se importante a regulação do Estado no processo de implantação de novas IES, não só pensando na localização destas, mas também, nos cursos ofertados e sua relação com o contexto territorial, em políticas que promovam acesso dos grupos excluídos (regiões menos desenvolvidas, grupos étnico-raciais e população de baixa renda), nos currículos que considerem a sociedade multirracial, multiétnica e diversa em povos, comunidades e segmentos variados de classe.
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