Expansão, interiorização e acesso ao ensino superior no Estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11847

Palavras-chave:

Ensino superior, Inclusão, Interiorização, Territórios de identidade

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar a evolução do acesso ao ensino superior (ES) no estado da Bahia e em seus Territórios de Identidade (TI) e municípios, bem como relacionar este processo com o perfil da rede de instituições de ensino superior (IES) no estado. Utilizou-se de dados secundários do Censo Demográfico dos anos 2000 e 2010 e projeção para 2020. Foram utilizados, também, dados públicos disponíveis no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC) e consulta aos sítios de IES, para caracterizar as instituições com sede na Bahia. No período estudado, o acesso ao ES cresceu no estado, este foi maior nos TI mais desenvolvidos. Registrou-se o crescimento da presença de pessoas autodeclaradas negras e de baixa renda no ES, mas esta ampliação não foi suficiente para atingir os níveis de representatividade destes grupos na sociedade baiana. As IES do estado caracterizam-se em maioria por faculdades com fins lucrativos e o acesso ao ES esteve diretamente ligado a maior disponibilidade de instituições no território. Considera-se importante a regulação do Estado no processo de implantação de novas IES, não só pensando na localização destas, mas também, nos cursos ofertados e sua relação com o contexto territorial, em políticas que promovam acesso dos grupos excluídos (regiões menos desenvolvidas, grupos étnico-raciais e população de baixa renda), nos currículos que considerem a sociedade multirracial, multiétnica e diversa em povos, comunidades e segmentos variados de classe.

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Biografia do Autor

Luciana Alaide Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação. Professora (UFRB). Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (DIVERSIFICA). E-mail: lualaide@ufrb.edu.br.

Everson Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Psicologia. Professor (UFRB). Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (DIVERSIFICA). E-mail: emeireles@ufrb.edu.br

Paulo Gabriel Soledade Nacif, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Agronomia.Professor Titular (UFRB). Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (DIVERSIFICA). E-mail: paulogabrielnacif@gmail.com

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

SANTANA, L. A.; MEIRELES, E.; NACIF, P. G. S. Expansão, interiorização e acesso ao ensino superior no Estado da Bahia . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 197–217, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11847. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11847. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos