A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem
diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11831Palavras-chave:
Cibercultura, Cultura da convergência, Aprendizagem, Museu do FutebolResumo
O presente estudo explorou possibilidades de aprendizagem e constituição de saberes a partir de exposições virtuais do Museu do Futebol. Em contexto de pandemia, analisamos como a cibercultura e a cultura da convergência podem contribuir à dimensão do aprendizado, por uma abordagem crítica e interativa de uma manifestação cultural esportiva, o futebol. Destacamos exposições que tratam o histórico da participação das mulheres no futebol brasileiro. Corroboramos que a cibercultura e a cultura da convergência são importantes na ampliação do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, pois perpassam a educação histórica e de uma prática corporal, uma vez que a interação e participação das pessoas são potencializadas com a virtualização do Museu do Futebol, por seus canais de mídia.
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