A educação em prisões

a dimensão política da sua garantia

Palavras-chave: Educação em prisões, Políticas públicas, Estratégias políticas e pedagógicas

Resumo

Os direitos políticos e sociais em uma sociedade democrática, dentre eles o da Educação, são consagrados mediante políticas públicas expressas em normativas legais e programáticas, e efetivados por instituições e agentes públicos; no caso da Educação em Prisões, a Educação, a Segurança e a Justiça. Para a sua garantia é necessário entender os âmbitos de luta política que vão do processo de formulação ao da efetivação dessas políticas, portanto, a natureza do Estado e da própria Democracia. O presente Editorial busca apontar estes elementos e a necessária aceitação dos conflitos de interesses como mecanismos de conquistas dos avanços democráticos para a Educação das pessoas em situação de privação e restrição de liberdade, assim como tratá-los como situações pedagógicas no sentido de dar à educação seu lugar de desenvolvimento humano e direito subjetivo dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alba Guedes Machado Mello, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Professora Titular do Departamento de Educação – Campus I/Salvador. Doutora em Educação e Contemporaneidade.

Katia Maria de Aguiar Barbosa , Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Professora Adjunto do Departamento de Educação – Campus I/Salvador I. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. trad. Carmen Varriale et al.; coord. rev. geral João Ferreira e Luís Guerreiro Pinto Cacais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

HABERMAS, J. Soberania popular como procedimento. In. Novos Estudos Cebrap. São Paulo, 26: 100-113, Março, 1990.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes (Org.). Políticas de Educação nas Prisões da América do Sul: questões, perspectivas e desafios. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018.

LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites da dominação totalitária. 3ªed revista e atualizada. Tradução Isabel Loureiro e Maria Leonor Loureiro.
Apresentação Marilena Chauí. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2011.

SILVA, Roberto; SOUZA NETO, João Clemente de; MOURA, Rogério. Pedagogia Social. 4ª ed. Coleção Pedagogia Social. Vol. 1. Guarulhos - São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2020.
Publicado
2021-04-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 33
  • Html downloads: 3
Como Citar
Mello, M. A. G. M., & Barbosa , K. M. de A. (2021). A educação em prisões: a dimensão política da sua garantia. Plurais Revista Multidisciplinar, 6(1), 9-19. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11680