O ciclo de políticas em contextos da educação em prisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10605

Palavras-chave:

Ciclo de políticas, Educação em prisão, Legislação, Remição pela leitura, Políticas públicas educacionais

Resumo

O presente artigo é baseado nos estudos de Jefferson Mainardes, que utiliza a abordagem do ciclo de políticas, proposta pelos pesquisadores ingleses Stephen J. Ball e Richard Bowe, e irá discutir contextos da educação em prisão. São cinco contextos previstos na abordagem, destacados por Mainardes: o da influência (em que as políticas públicas são iniciadas e os discursos construídos pelos grupos de interesse); o da produção do texto (é o momento da confecção dos documentos normativos); o da prática (onde a política é interpretada e recriada); o dos resultados/efeitos (procura avaliar os impactos da política frente às desigualdades existentes); e o de estratégia política (visa identificar estratégias para lidar com as desigualdades detectadas). O objetivo deste artigo é analisar o ciclo de políticas da educação em prisão na perspectiva de diferenciar educação prisional/carcerária de educação da e na prisão. Portanto, pretende-se elucidar o contexto de influência que possibilitou a emergência do discurso da educação em prisão, apreciar o contexto de produção do texto por meio da discussão de dispositivos políticos e normativos sobre o atendimento educacional aos privados de liberdade, ilustrar o contexto político da prática da educação em prisão, avaliar o contexto dos resultados/efeitos dos impactos da política frente às desigualdades existentes e, por fim, identificar o contexto de estratégia política para lidar com as desigualdades detectadas.

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Biografia do Autor

Selma dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora assistente da UEFS. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico – TSPPP. Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores – NUFOP (UEFS). E-mail: selmapibiduefs@gmail.com

Eduardo José Nunes Fernandes, Universidade do Estado da Bahia

 Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor adjunto da UNEB. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC (UNEB). Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico. E-mail: eduardojosf2@gmail.com

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

SANTOS, S. dos; FERNANDES, E. J. N. O ciclo de políticas em contextos da educação em prisão. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 1, p. 189–207, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10605. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10605. Acesso em: 22 dez. 2024.