A educação interdimensional na organização pedagógica de uma escola de ensino integral: o aprender a conviver no Projeto Político-Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10201Palavras-chave:
Educação Interdimensional, Aprender a Conviver, Projeto Político-PedagógicoResumo
O objetivo deste artigo é apontar propostas de melhoria na organização da prática pedagógica de uma escola de referência em ensino médio, a qual faz parte do Programa de Educação Integral, no estado de Pernambuco, através da estratégia do aprender a conviver, da Educação Interdimensional. Portanto, procedeu-se a um levantamento bibliográfico, baseado em estudos, como os de Costa (2001), Gadotti (2009) e Veiga (2003), partindo posteriormente a uma revisão de seu Projeto Político-Pedagógico, ao inserir nele, os princípios do modelo pedagógico interdimensional. A decisão de revisar o projeto originou-se das descobertas obtidas em uma recente pesquisa de natureza qualitativa, realizada na referida escola, baseada na metodologia da pesquisa ação. A pesquisa contou com a colaboração de um grupo focal na coleta e análise dos dados obtidos. Percebeu-se que a reorganização do Projeto Político-Pedagógico pode contribuir com a prática pedagógica da escola, além de incentivar o protagonismo juvenil do estudante, assim como servir para nortear as ações da gestão escolar.
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