A educação interdimensional na organização pedagógica de uma escola de ensino integral: o aprender a conviver no Projeto Político-Pedagógico

Palavras-chave: Educação Interdimensional, Aprender a Conviver, Projeto Político-Pedagógico

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar propostas de melhoria na organização da prática pedagógica de uma escola de referência em ensino médio, a qual faz parte do Programa de Educação Integral, no estado de Pernambuco, através da estratégia do aprender a conviver, da Educação Interdimensional. Portanto, procedeu-se a um levantamento bibliográfico, baseado em estudos, como os de Costa (2001), Gadotti (2009) e Veiga (2003), partindo posteriormente a uma revisão de seu Projeto Político-Pedagógico, ao inserir nele, os princípios do modelo pedagógico interdimensional. A decisão de revisar o projeto originou-se das descobertas obtidas em uma recente pesquisa de natureza qualitativa, realizada na referida escola, baseada na metodologia da pesquisa ação. A pesquisa contou com a colaboração de um grupo focal na coleta e análise dos dados obtidos. Percebeu-se que a reorganização do Projeto Político-Pedagógico pode contribuir com a prática pedagógica da escola, além de incentivar o protagonismo juvenil do estudante, assim como servir para nortear as ações da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Alberto Guerra de Lima, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco (UPE). Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco. Professor da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. E-mail: guerra_lima_pe@hotmail.com. ORCID: 0000-0001-6370-9277.

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco (UPE). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. E-mail: luiz.rodrigues@upe.br. ORCID: 0000-0002-3151-1685.

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Publicado
2020-12-01
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Como Citar
Lima, A. G. de, & Rodrigues, L. A. R. (2020). A educação interdimensional na organização pedagógica de uma escola de ensino integral: o aprender a conviver no Projeto Político-Pedagógico. Plurais Revista Multidisciplinar, 5(3), 200-222. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10201
Seção
Estudos/Ensaios