Cultura e Análise Cognitiva, atravessamentos e contrapontos em fragmentos

reflexões sobre a Mariscagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-01.a22359

Palavras-chave:

Cultura, Análise Cognitiva, Saberes e Práticas, Marisqueiras, Sistemas Embarcados

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir experiências de processos de pesquisas sociais, cujos projetos abordam os saberes e práticas das mulheres marisqueiras no trabalho da mariscagem e a relação com o meio ambiente e o bioma marinho. Iniciativa inter-relacionada a análise cognitiva enquanto campo de conhecimento multirreferencial, discutindo à diversidade de alguns estudos teóricos evidenciando fragmentos observados de jornadas pesquisadoras. Resulta então de participação e acompanhamento pedagógico e da atividade do “Tour Bahia de Todos os Santos” do “Curso de Capacitação em Integração Tecnológica, Educação e Monitoramento de Ecossistemas Marinhos”, uma estratégia do projeto de pesquisa “Sistemas Embarcados de Baixo Custo no Monitoramento de Ecossistemas Marinhos”, proposto pelo Campus II da Universidade do Estado da Bahia; e realizado em colaboratividade com o Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da Universidade do Estado da Bahia no período de 2022-2023. Esta experiência indica necessárias possibilidades de ampliação e aprofundamento da pesquisa em rede multidisciplinar entre pesquisadores e grupos de pesquisas, tecidas na multirreferencialidade da análise cognitiva.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Leliana Santos de Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Doutora em Ciências da Educação pela Université Vincennes Saint-Denis Paris 8 - França (2003). Mestre em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1996). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1988). Especialista em Arteterapia Junguiana pelo Instituto Junguiano da Bahia (2019). Coordenadora do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da UNEB. Líder do Grupo de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR/UNEB/CNPq). Integra o quadro docente do Doutorado Multiinstitucional e Multirreferencial em Difusão do Conhecimento (DMMDC).

Cláudia Pereira de Sousa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em difusão do Conhecimento (UFBA) (2019). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2022). Licenciada em Geografia (1997), especialista em Geografia (UEFS) (1999), e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2006). Pesquisadora do Centro Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional - CPEDR, membro do grupo de pesquisa em Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR/UNEB/CNPq), e vice-líder do grupo de pesquisa Cidades, problemas ambientais e sustentabilidade no Recôncavo Baiano. 

Ana Lícia de Santana Stopilha , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA) (2015), Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (UNEB) (2008), e é especialista em Administração Pública (UEFS) (1996), e em Educação à Distância (UNEB) (2010), Graduada em Administração pela Universidade Católica do Salvador (1986) e licenciada em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (1993).

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SANTOS DE SOUZA, L.; PEREIRA DE SOUSA, C.; DE SANTANA STOPILHA , A. L. Cultura e Análise Cognitiva, atravessamentos e contrapontos em fragmentos: reflexões sobre a Mariscagem . Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. edicao-especial-01, p. 03–27, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-01.a22359. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22359. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Número especial: Embarcados