Cultura e Análise Cognitiva, atravessamentos e contrapontos em fragmentos
reflexões sobre a Mariscagem
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-01.a22359Keywords:
Cultura, Análise Cognitiva, Saberes e Práticas, Marisqueiras, Sistemas EmbarcadosAbstract
Esse artigo tem como objetivo refletir experiências de processos de pesquisas sociais, cujos projetos abordam os saberes e práticas das mulheres marisqueiras no trabalho da mariscagem e a relação com o meio ambiente e o bioma marinho. Iniciativa inter-relacionada a análise cognitiva enquanto campo de conhecimento multirreferencial, discutindo à diversidade de alguns estudos teóricos evidenciando fragmentos observados de jornadas pesquisadoras. Resulta então de participação e acompanhamento pedagógico e da atividade do “Tour Bahia de Todos os Santos” do “Curso de Capacitação em Integração Tecnológica, Educação e Monitoramento de Ecossistemas Marinhos”, uma estratégia do projeto de pesquisa “Sistemas Embarcados de Baixo Custo no Monitoramento de Ecossistemas Marinhos”, proposto pelo Campus II da Universidade do Estado da Bahia; e realizado em colaboratividade com o Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da Universidade do Estado da Bahia no período de 2022-2023. Esta experiência indica necessárias possibilidades de ampliação e aprofundamento da pesquisa em rede multidisciplinar entre pesquisadores e grupos de pesquisas, tecidas na multirreferencialidade da análise cognitiva.
Downloads
References
Aragão. Fernanda Maria Baraúna de Freitas. Ribeira de Itapagipe História e Cotidiano de um Bairro de Salvador. TCC. Memória descritiva da série de reportagens “Ribeira de Itapagipe”, Faculdade de Comunicação. UFBA. 2012.
Brasil, Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm> Acessado em: 02/02/2015.
Brasil. Presidência da República: subchefia de assuntos jurídicos. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2007-
/2008/Lei/L11645.htm>, acessado em 02/02/2015.
Cardoso, Ceila Rosana Carneiro. Arquitetura e Indústria: A Península de Itapagipe como sítio industrial da Salvador Moderna 1891-1947. Dissertação de Mestrado (Arquitetura e Urbanismo) –USP. São Carlos, 2004.
Estes, Clarissa Pinkola, Libertem a Mulher forte. O amor da Mãe abençoada pela Alma Selvagem. Tradução de Waldéa Barcellos. Editora Rocco. 2012.
Dantas, Vanda Maria Campos Salmeron. Nas marés da vida: histórias e saberes das mulheres marisqueiras. Artigo. In. Fazendo Gênero 9 Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. 23 a 26 de agosto de 2010. Disponível em http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1277473147_ARQUIVO_FAZENDogenerook.pdf. Acesso em 17 de julho de 2024.
Haesbaert, Rogério. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" à multiterritorialidade. 4ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
Froes Burnham, T. Análise Cognitiva e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem. Currículo, Educação a Distancia, e Gestão/Difusão do Conhecimento. EDUFBA. Salvador-Ba. 2012.
Freire, Luis Mario. Itapagipe: península capturada pelo olhar artístico p. 93-106. In.
FLEXOR, Maria Helena Ochi; SCHWEIZER, Peter José. (Orgs.) Península de Itapagipe: patrimônio industrial e natural. Salvador: EDUFBA, 2011.
Galeffi, Dante Augusto. Educação e Filosofia: O Filosofar Como Atividade Formativa Transdisciplinar na Educação Básica – Considerações Polilógicas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 41-54, jan./jun. 2013.
Morin, E. Ciência com consciência. Trad.: Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 2 a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5ª ed. São Paulo: Cortez, UNESCO, 2002. 118p. (Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya).
Morin, E. e Le Moigne, J-L. A inteligência da complexidade. Trad. Nurimar Maia Falci. São Paulo: Petrópolis, 2000.
Navarro, Eduardo de Almeida. Dicionário de Tupi Antigo: a língua indígena clássica do Brasil. 1ª. Ed. Global, São Paulo. 2013.
Pedroni, Fabiana. Chronos e Kairós: determinações poéticas para o tempo vivido Chronos. In. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, ano 4, v.3, n. 6. 2014. https://periodicos.ufes.br/colartes.
Pinheiro, M.T. O conhecimento enquanto campo: O Ente Cognitivo e a Emergência dos Conceitos. Uma abordagem teórico metodológica da análise cognitiva. USA. Lexington, KY. 2017.
Santana, Iramaia; Galvão, Patricia Carla Smith, outros. Embarcados: Década dos Oceanos. Projeto de Pesquisa. Depto. de Ciências Exatas e da Terra. C. 2. Alagoinhas. SPGU. UNEB. 2024.
Schaeffer-Novelli, Y. Manguezal ecossistema entre a terra e o mar. São Paulo: Caribbean Ecological Research, 1995.
Schmidt, Anders Jensen; BEMVENUTI, Carlos Emílio; DIELE, Karen. Sobre a Definição da Zona de Apicum e Sua Importância Ecológica Para Populações de Caranguejo-Uçá Ucides cordatus (LINNAEUS, 1763). Bol. Téc. Cient. CEPENE, Tamandaré - PE - v. 19, n. 1, p. 9-25, 2013.
Stopilha, Ana Lícia. Saberes e Práticas Produtivas das Marias Marisqueiras da Comunidade de Mangue Seco: uma investigação sobre mariscagem em Valença (BA) 2015.
Turra Alexander, Rached Monique; BIAZON Tássia. Os desafios para uma Década do Oceano. In. Ciência Hoje. Coluna Cultura Oceânica. Jan/fev. 2021. Disponível em https://cienciahoje.org.br/artigo/os-desafios-para-uma-decada-do-oceano/#:~:text=De%20combater%20%C3%A0%20polui%C3%A7%C3%A3o%20a,de%20destaque%20na%20agenda%20global.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ouricuri Magazine
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work’s authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal’s published version of the work (e.g., by posting it to an institutional repository or publishing it in a book), with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) at any point prior to and during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).