TRILHANDO NOVOS CAMINHOS RUMO À ECOEDUCAÇÃO: PERCORRENDO AS NEOPAISAGENS CONTEMPORÂNEAS
Mots-clés :
Sociedades Líquidas, Ecologia Humana, Ecoeducação.Résumé
Analisa o panorama contemporâneo em seus muitos cenários que se estruturam no campo da sociedade, da educação e da preservação ambiental, circulando entre aspectos de dominação, estereotipia e preconceitos de toda natureza que se entrincheiram e afetam à queima roupa, homens mulheres, homoafetivos. índios, negros, enfim, sertanejos do semiárido baiano. Procura, primeiramente, analisar o papel da Ecologia Humana como veículo de transposição para a construção de uma sociedade sustentável, enquanto transcorre a itinerários que perpassam os arredores de nossa líquida sociedade, em tempo que desliza por ambientes educacionais, os quais, a nosso ver, têm papel fundamental de alavanca social nessas profundas transformações que se faz imperativa. O nosso principal herói que percorrerá as arquiteturas dos novos tempos será cada um de nós, cujo caminhar evolutivo precede a um mergulho em uma nova realidade mundial e em si próprios, cujos sentimentos descartáveis se aliam ao desejo de pertencimento e de cruzamento do "velho" ao "novo mundo", rumo a Ecoeducação.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. Amor liquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2024.
BOURDIEAU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
CAPRA. Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
GADOTTI, Moacir. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992.
GUATTARI, Félix. . Campinas, SP: Papirus, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A. Editora, 2006.
KUNDERA, M. A insustentável leveza do ser. Tradução de Tereza B.Carvalho da Fonseca. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro . 2.ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
MOUSINHO, Patrícia. Glosário. In: TRIGUEIRO, André (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental
nas suas áreas de conhecimento. Rio de
janeiro: Sextante, 2003.
NOVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NOVOA, António (Ed.). Os professores e a sua Formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.
PRADO, M. E. B. B. Logo no curso de magistério: o conflito entre abordagens educacionais. In:VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica Central da Unicamp, 1993.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal. 1989.
SANTOS, J. M. Ecologia de homens e mulheres do semiárido. Paulo Afonso: Fonte Viva, 2005.
Afonso: Fonte Viva, 2005
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Ouricuri 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
a) Les auteurs conservent leurs droits d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément sous licence Creative Commons Attribution License qui permet le partage de l'œuvre avec la reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce magazine.
b) Les auteurs sont autorisés à conclure des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce journal.
c) Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et à distribuer leur travail en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle), car cela peut augmenter l'impact et la citation de l'œuvre publiée (voir L'effet du libre accès).