TRILHANDO NOVOS CAMINHOS RUMO À ECOEDUCAÇÃO: PERCORRENDO AS NEOPAISAGENS CONTEMPORÂNEAS

Auteurs-es

Mots-clés :

Sociedades Líquidas, Ecologia Humana, Ecoeducação.

Résumé

Analisa o panorama contemporâneo em seus muitos cenários que se estruturam no campo da sociedade, da educação e da preservação ambiental, circulando entre aspectos de dominação, estereotipia e preconceitos de toda natureza que se entrincheiram e afetam à queima roupa, homens mulheres, homoafetivos. índios, negros, enfim, sertanejos do semiárido baiano. Procura, primeiramente, analisar o papel da Ecologia Humana como veículo de transposição para a construção de uma sociedade sustentável, enquanto transcorre a itinerários que perpassam os arredores de nossa líquida sociedade, em tempo que desliza por ambientes educacionais, os quais, a nosso ver, têm papel fundamental de alavanca social nessas profundas transformações que se faz imperativa. O nosso principal herói que percorrerá as arquiteturas dos novos tempos será cada um de nós, cujo caminhar evolutivo precede a um mergulho em uma nova realidade mundial e em si próprios, cujos sentimentos descartáveis se aliam ao desejo de pertencimento e de cruzamento do "velho" ao "novo mundo", rumo a Ecoeducação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Elis Rejane Santana da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

1Docente do Curso de Graduação em Matemática da Universidade do Estado
da Bahia (UNEB)

Maria Cleonice Vergne, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente do PPGEcoH/ UNEB/ Campus VIII

José Ivaldo de Brito Ferreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da SEMA. Mestrando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental/ UNEB

Références

BAUMAN, Zygmunt. Amor liquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2024.

BOURDIEAU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

CAPRA. Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992.

GUATTARI, Félix. . Campinas, SP: Papirus, 1990.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A. Editora, 2006.

KUNDERA, M. A insustentável leveza do ser. Tradução de Tereza B.Carvalho da Fonseca. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro . 2.ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

MOUSINHO, Patrícia. Glosário. In: TRIGUEIRO, André (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental

nas suas áreas de conhecimento. Rio de

janeiro: Sextante, 2003.

NOVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NOVOA, António (Ed.). Os professores e a sua Formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.

PRADO, M. E. B. B. Logo no curso de magistério: o conflito entre abordagens educacionais. In:VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica Central da Unicamp, 1993.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal. 1989.

SANTOS, J. M. Ecologia de homens e mulheres do semiárido. Paulo Afonso: Fonte Viva, 2005.

Afonso: Fonte Viva, 2005

Téléchargements

Publié-e

2019-06-07

Comment citer

SANTANA DA SILVA, E. R.; CLEONICE VERGNE, M.; IVALDO DE BRITO FERREIRA, J. TRILHANDO NOVOS CAMINHOS RUMO À ECOEDUCAÇÃO: PERCORRENDO AS NEOPAISAGENS CONTEMPORÂNEAS. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 165–180, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6446. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão