TRILHANDO NOVOS CAMINHOS RUMO À ECOEDUCAÇÃO: PERCORRENDO AS NEOPAISAGENS CONTEMPORÂNEAS
Keywords:
Sociedades Líquidas, Ecologia Humana, Ecoeducação.Abstract
Analisa o panorama contemporâneo em seus muitos cenários que se estruturam no campo da sociedade, da educação e da preservação ambiental, circulando entre aspectos de dominação, estereotipia e preconceitos de toda natureza que se entrincheiram e afetam à queima roupa, homens mulheres, homoafetivos. índios, negros, enfim, sertanejos do semiárido baiano. Procura, primeiramente, analisar o papel da Ecologia Humana como veículo de transposição para a construção de uma sociedade sustentável, enquanto transcorre a itinerários que perpassam os arredores de nossa líquida sociedade, em tempo que desliza por ambientes educacionais, os quais, a nosso ver, têm papel fundamental de alavanca social nessas profundas transformações que se faz imperativa. O nosso principal herói que percorrerá as arquiteturas dos novos tempos será cada um de nós, cujo caminhar evolutivo precede a um mergulho em uma nova realidade mundial e em si próprios, cujos sentimentos descartáveis se aliam ao desejo de pertencimento e de cruzamento do "velho" ao "novo mundo", rumo a Ecoeducação.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Amor liquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2024.
BOURDIEAU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
CAPRA. Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
GADOTTI, Moacir. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992.
GUATTARI, Félix. . Campinas, SP: Papirus, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A. Editora, 2006.
KUNDERA, M. A insustentável leveza do ser. Tradução de Tereza B.Carvalho da Fonseca. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro . 2.ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
MOUSINHO, Patrícia. Glosário. In: TRIGUEIRO, André (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental
nas suas áreas de conhecimento. Rio de
janeiro: Sextante, 2003.
NOVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NOVOA, António (Ed.). Os professores e a sua Formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.
PRADO, M. E. B. B. Logo no curso de magistério: o conflito entre abordagens educacionais. In:VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica Central da Unicamp, 1993.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal. 1989.
SANTOS, J. M. Ecologia de homens e mulheres do semiárido. Paulo Afonso: Fonte Viva, 2005.
Afonso: Fonte Viva, 2005
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).