TRILHANDO NOVOS CAMINHOS RUMO À ECOEDUCAÇÃO: PERCORRENDO AS NEOPAISAGENS CONTEMPORÂNEAS

Autores/as

Palabras clave:

Sociedades Líquidas, Ecologia Humana, Ecoeducação.

Resumen

Analisa o panorama contemporâneo em seus muitos cenários que se estruturam no campo da sociedade, da educação e da preservação ambiental, circulando entre aspectos de dominação, estereotipia e preconceitos de toda natureza que se entrincheiram e afetam à queima roupa, homens mulheres, homoafetivos. índios, negros, enfim, sertanejos do semiárido baiano. Procura, primeiramente, analisar o papel da Ecologia Humana como veículo de transposição para a construção de uma sociedade sustentável, enquanto transcorre a itinerários que perpassam os arredores de nossa líquida sociedade, em tempo que desliza por ambientes educacionais, os quais, a nosso ver, têm papel fundamental de alavanca social nessas profundas transformações que se faz imperativa. O nosso principal herói que percorrerá as arquiteturas dos novos tempos será cada um de nós, cujo caminhar evolutivo precede a um mergulho em uma nova realidade mundial e em si próprios, cujos sentimentos descartáveis se aliam ao desejo de pertencimento e de cruzamento do "velho" ao "novo mundo", rumo a Ecoeducação.

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Biografía del autor/a

Elis Rejane Santana da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

1Docente do Curso de Graduação em Matemática da Universidade do Estado
da Bahia (UNEB)

Maria Cleonice Vergne, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente do PPGEcoH/ UNEB/ Campus VIII

José Ivaldo de Brito Ferreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da SEMA. Mestrando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental/ UNEB

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Publicado

2019-06-07

Cómo citar

SANTANA DA SILVA, E. R.; CLEONICE VERGNE, M.; IVALDO DE BRITO FERREIRA, J. TRILHANDO NOVOS CAMINHOS RUMO À ECOEDUCAÇÃO: PERCORRENDO AS NEOPAISAGENS CONTEMPORÂNEAS. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 165–180, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6446. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão