TRILHANDO NOVOS CAMINHOS RUMO À ECOEDUCAÇÃO: PERCORRENDO AS NEOPAISAGENS CONTEMPORÂNEAS
Palabras clave:
Sociedades Líquidas, Ecologia Humana, Ecoeducação.Resumen
Analisa o panorama contemporâneo em seus muitos cenários que se estruturam no campo da sociedade, da educação e da preservação ambiental, circulando entre aspectos de dominação, estereotipia e preconceitos de toda natureza que se entrincheiram e afetam à queima roupa, homens mulheres, homoafetivos. índios, negros, enfim, sertanejos do semiárido baiano. Procura, primeiramente, analisar o papel da Ecologia Humana como veículo de transposição para a construção de uma sociedade sustentável, enquanto transcorre a itinerários que perpassam os arredores de nossa líquida sociedade, em tempo que desliza por ambientes educacionais, os quais, a nosso ver, têm papel fundamental de alavanca social nessas profundas transformações que se faz imperativa. O nosso principal herói que percorrerá as arquiteturas dos novos tempos será cada um de nós, cujo caminhar evolutivo precede a um mergulho em uma nova realidade mundial e em si próprios, cujos sentimentos descartáveis se aliam ao desejo de pertencimento e de cruzamento do "velho" ao "novo mundo", rumo a Ecoeducação.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Amor liquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2024.
BOURDIEAU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
CAPRA. Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
GADOTTI, Moacir. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992.
GUATTARI, Félix. . Campinas, SP: Papirus, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A. Editora, 2006.
KUNDERA, M. A insustentável leveza do ser. Tradução de Tereza B.Carvalho da Fonseca. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro . 2.ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
MOUSINHO, Patrícia. Glosário. In: TRIGUEIRO, André (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental
nas suas áreas de conhecimento. Rio de
janeiro: Sextante, 2003.
NOVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NOVOA, António (Ed.). Os professores e a sua Formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.
PRADO, M. E. B. B. Logo no curso de magistério: o conflito entre abordagens educacionais. In:VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica Central da Unicamp, 1993.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal. 1989.
SANTOS, J. M. Ecologia de homens e mulheres do semiárido. Paulo Afonso: Fonte Viva, 2005.
Afonso: Fonte Viva, 2005
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Ouricuri
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, estando la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (consulte El efecto del acceso abierto).