Tradição Oral das Rezas Populares e a Simbologia de Elementos Linguísticos e Performáticos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i2.a18203

Mots-clés :

Práticas culturais; rezadeiras; oralidade.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar a função de mecanismos da oralidade nas práticas socioculturais de rezadeiras, haja vista a prevalência de tal modalidade da língua na realização, preservação e difusão dos rituais de cura. O corpus é constituído do vídeo intitulado “Benzedeiras”, de Sílvia Batista Godinho, exibido no programa Sala de Notícias do Canal Futura. O aporte teórico em que as análises se fundamentam origina-se de Calvet (2011); Câmara (2020); Câmara e Fialho (2021); Câmara et al (2016); Gomes (2017); Cunha (2018); Nascimento (2002); Nascimento (2010); Vanoye (2018); Vasconcelos (1975). Quanto à metodologia, este trabalho se caracteriza pela utilização do enfoque qualitativo, sendo empregadas a pesquisa bibliográfica e a documental como procedimentos para a coleta de dados. Os resultados revelam que, embora se reconheça a existência de uma oralidade secundária, as rezas analisadas expõem a prevalência de recursos próprios da modalidade oral, a exemplo dos enunciados curtos, em linguagem informal, das repetições de palavras e, principalmente, do interlocutor presente na situação discursiva e da definição de fatores como tempo e lugar, sendo que esses elementos citados foram manejados tendo em vista a salvaguarda da memória e das identidades das classes populares. Conclui-se que elementos linguísticos e performáticos, utilizados nas preces das curandeiras, materializam a força resistente da tradição oral, que ultrapassa culturas e gerações.

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Bibliographies de l'auteur-e

Romana de Fátima Macedo Gomes, IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina

Doutora em Letras, na linha de pesquisa Discurso, Memória e Identidade (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Mestra em Educação e Cultura (Universidade do Estado da Bahia); Especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa (Universidade de Pernambuco); Graduada em Letras (UPE); é docente do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e da Autarquia Educacional Vale do São Francisco.

Roviane Oliveira Santana, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (2017).Graduada em Letras-Português pela Universidade de Pernambuco (2010) e em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Atualmente, é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE - Campus de Santa Maria da Boa Vista, tendo atuado, dentre outras experiências profissionais, como Analista Universitário do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (2009 a 2020). 



Références

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Vanoye, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. 14. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

Vasconcelos, J. L. de. Cancioneiro popular português, 1975

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Publié-e

2023-10-06

Comment citer

MACEDO GOMES, R. de F.; OLIVEIRA SANTANA, R. Tradição Oral das Rezas Populares e a Simbologia de Elementos Linguísticos e Performáticos. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 03–19, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i2.a18203. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/18203. Acesso em: 22 nov. 2024.

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