A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.9.2-8Palabras clave:
Ludicidade, Infância, Aprendizagem.Resumen
O presente trabalho faz uma abordagem sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica, onde foram utilizados livros, artigos e outros materiais publicados e atualizados, tendo como base autores que apontam como o lúdico pode ser um objeto facilitador na aquisição do conhecimento da criança nos primeiros anos de vida escolar, entre eles. A abordagem busca relacionar as brincadeiras lúdicas na Educação Infantil com o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A pesquisa faz também uma reflexão sobre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, dando ênfase ao lúdico, como ferramenta no ensino-aprendizagem, complementando-se com conceito e historicidade do lúdico, além de uma breve abordagem sobre o desenvolvimento infantil. O que se pretendeu no estudo foi compreender e refletir sobre a importância da ludicidade no processo educacional infantil das séries iniciais. Concliu-se que o lúdico, importante ferramenta na educação escolar infantil, é defendido por diversos estudiosos contemporâneos, e se constitui em instrumento indispensável como estratégia de ensino-aprendizagem, por se relacionar diretamente com o mundo das crianças.
Descargas
Citas
Almeida, M. E. PROINFO: Informática e formação de professores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: MEC Seed, v. 2, 2002.
Aranão, I. V. T. A matemática através de brincadeiras e jogos. Campinas-SP: Papirus, 1996.
Branco, A. V. Maciel D. A.; Queiroz, N. L. M. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paideia, 16(34), 169-179, 2006.
Constato, E. P. M.; Sponda, E. A relação entre atividade lúdica na pré-escola de Colégios particulares. Artigo. Revista Interface: ensino, pesquisa e extensão. Ano 1, nº 1. Suzano-SP: 2009.
Feijó, O. G. O corpo em movimento: Uma psicologia para o esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992.
Florêncio, R. R. (2018). Blog Etnolinguagens. Disponível em: www.etnolinguagens.webnode.com. Acesso em: 10 de fev. 2019.
Fonseca, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. – 2 ed. rev. aum. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Freire, P. (1978). Pedagogia do Oprimido. 30. Ed. Campinas: Vozes, 2012.
Friedman, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
Gil, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6ª edição. Atlas: São Paulo, 2008
Kishimoto, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
Kishimoto, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Kishimoto, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Maluf, A. C. M. Atividades lúdicas para a Educação Infantil: Conceitos, orientações e práticas. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Piaget, J. Aprendizagem e Conhecimento. In.: Aprendizagem e conhecimento. Tradução Equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987.
Rossini, M. A. S. Pedagogia afetiva. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
Silva, C. M. S. Santos, C. A. B. Uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras na escola, Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. junio, p. 1-12, 2017.
Soares, M. I. B. Alfabetização Linguística: da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2010
Vygotsky, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Fontes, 1989.
Vygotsky, L. S. A formação social da mente. 33. ed. São Paulo: Fontes, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
el. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .
w. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo. trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).