AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PATIOBA EM JAPARATUBA-SE

Autores

  • Rosevaldo de Santana

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Quilombola, Sustentabilidade.

Resumo

O presente artigo pretende analisar criticamente as políticas públicas educacionais voltadas à sustentabilidade na Comunidade da Patioba no município de Japaratuba - Sergipe. Para atender a esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: Observação, questionário, entrevista e revisão de literatura. As políticas educacionais são extremamente importantes, pois, elas consolidam uma sociedade mais justa e igualitária, quando estas são bem definidas, ocorre uma transformação social. Igualmente, a sustentabilidade é um assunto que deve estar intrínseco no âmbito escolar, nesse trabalho ela é vista a partir de três dimensões: social, cultural e ambiental. Por isso que as relações educacionais e sociais em uma comunidade são indispensáveis. A escola é uma porta principal para consolidar esses processos educacionais, ora, o povoado Patioba é um remanescente de quilombo, sendo que areferida localidade têm raízes nos ancestrais africanos, além disso, é mister que as comunidades tradicionais usufruam das políticas intersetoriais, porque elas são asseguradas em Lei. O estreitamento entre escola e comunidade possibilita a sustentabilidade local, porque nos estabelecimentos de ensino projetos quando bem desenvolvidos, concretizam soluções de demandas sociais, e justamente por isso que esta pesquisa possibilitou um olhar crítico do modelo de educação quilombola que temos e o que queremos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE SANTANA, R. AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PATIOBA EM JAPARATUBA-SE. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 102–130, 2014. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6480. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão