AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PATIOBA EM JAPARATUBA-SE
Keywords:
Políticas Educacionais, Quilombola, Sustentabilidade.Abstract
O presente artigo pretende analisar criticamente as políticas públicas educacionais voltadas à sustentabilidade na Comunidade da Patioba no município de Japaratuba - Sergipe. Para atender a esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: Observação, questionário, entrevista e revisão de literatura. As políticas educacionais são extremamente importantes, pois, elas consolidam uma sociedade mais justa e igualitária, quando estas são bem definidas, ocorre uma transformação social. Igualmente, a sustentabilidade é um assunto que deve estar intrínseco no âmbito escolar, nesse trabalho ela é vista a partir de três dimensões: social, cultural e ambiental. Por isso que as relações educacionais e sociais em uma comunidade são indispensáveis. A escola é uma porta principal para consolidar esses processos educacionais, ora, o povoado Patioba é um remanescente de quilombo, sendo que areferida localidade têm raízes nos ancestrais africanos, além disso, é mister que as comunidades tradicionais usufruam das políticas intersetoriais, porque elas são asseguradas em Lei. O estreitamento entre escola e comunidade possibilita a sustentabilidade local, porque nos estabelecimentos de ensino projetos quando bem desenvolvidos, concretizam soluções de demandas sociais, e justamente por isso que esta pesquisa possibilitou um olhar crítico do modelo de educação quilombola que temos e o que queremos.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).