AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PATIOBA EM JAPARATUBA-SE
Mots-clés :
Políticas Educacionais, Quilombola, Sustentabilidade.Résumé
O presente artigo pretende analisar criticamente as políticas públicas educacionais voltadas à sustentabilidade na Comunidade da Patioba no município de Japaratuba - Sergipe. Para atender a esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: Observação, questionário, entrevista e revisão de literatura. As políticas educacionais são extremamente importantes, pois, elas consolidam uma sociedade mais justa e igualitária, quando estas são bem definidas, ocorre uma transformação social. Igualmente, a sustentabilidade é um assunto que deve estar intrínseco no âmbito escolar, nesse trabalho ela é vista a partir de três dimensões: social, cultural e ambiental. Por isso que as relações educacionais e sociais em uma comunidade são indispensáveis. A escola é uma porta principal para consolidar esses processos educacionais, ora, o povoado Patioba é um remanescente de quilombo, sendo que areferida localidade têm raízes nos ancestrais africanos, além disso, é mister que as comunidades tradicionais usufruam das políticas intersetoriais, porque elas são asseguradas em Lei. O estreitamento entre escola e comunidade possibilita a sustentabilidade local, porque nos estabelecimentos de ensino projetos quando bem desenvolvidos, concretizam soluções de demandas sociais, e justamente por isso que esta pesquisa possibilitou um olhar crítico do modelo de educação quilombola que temos e o que queremos.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
a) Les auteurs conservent leurs droits d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément sous licence Creative Commons Attribution License qui permet le partage de l'œuvre avec la reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce magazine.
b) Les auteurs sont autorisés à conclure des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce journal.
c) Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et à distribuer leur travail en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle), car cela peut augmenter l'impact et la citation de l'œuvre publiée (voir L'effet du libre accès).