Currículo e Educação do Campo

desafios e possibilidades dos Povos Quilombolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21948

Palavras-chave:

Currículo e sociedade, Educação do/no campo, Povos tradicionais quilombolas

Resumo

O presente artigo compõe uma discussão teórica estabelecida nos estudos sobre educação e cidadania, objetivando refletir sobre o currículo e educação do campo, com vista na formação do homem campesino, no que se trata aos povos quilombolas, considerando a necessidade de apontar e analisar as conquistas de direitos adquiridos. Fundamentada em uma revisão bibliográfica e documental, onde o estudo foi ancorado com a cooperação de autores contemporâneos, tais como: Arroyo e Fernandes (1999), Caldart (2012-2008), Costa e Coelho (2022), Eça e Coelho (2021), Munanga (1996), Pinho (2017), Saviani (2016). Os estudos analisados demonstram uma atuação ativa dos povos tradicionais na conquista dos direitos educacionais por meio das políticas públicas, possibilitando assegurar o reconhecimento enquanto partícipe da sociedade brasileira. A pesquisa também revelou que a ação política, comungado ao coletivo, viabiliza a mobilização dos agentes envolvidos para o alcance do sucesso escolar do homem do campo brasileiro, proporcionando aos estudantes o contato com a educação formal, sem desprezar a cultura local. No entanto, os estudos apontaram que ainda precisa avançar significativamente para o alcance de um currículo que faça a escola cumprir o seu papel social, com vista na valorização do “saber local” desses estudantes. Sendo assim, os resultados serão fundamentais para demonstrar o que vem sendo construído e o que necessita melhorar com relação as políticas públicas para o alcance de uma educação igualitária e eficiente para o povo do campo (quilombola).

 

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Biografia do Autor

Arlete Rodrigues de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Paratinga

Professora da rede municipal de Paratinga -BA. Graduada em Pedagogia e Letras. Atualmente aluna especial no mestrado profissional em Intervenção Educativa Social.

Suely Ferreira Sá Teles, Secretaria Municipal de Educação de Paratinga

Professora da Rede Municipal de Paratinga - BA, graduada em Letras, pela UFPB. Atualmente aluna especial do Mestrado Intervenção Educativa Social.

Luís Geraldo Leão Guimarães, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DCHT, Campus XVII

Professor adjunto da Universidade do estado da Bahia. Dr. em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia.

Referências

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

RODRIGUES DE SOUZA, A.; FERREIRA SÁ TELES, S.; LEÃO GUIMARÃES, L. G. Currículo e Educação do Campo : desafios e possibilidades dos Povos Quilombolas. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21948. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/21948. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interdisciplinaridade em pauta: socializando os diferentes contextos de pesquisa

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