PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA ZONA RURAL DE CRATEÚS-CE SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Problemas Ambientais, Caatinga.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo sobre o conhecimento e a percepção dos alunos dosproblemas ambientais e do papel da escola no ensino de educação ambientalna Escola de Cidadania José de Araújo Veras, zona rural de Crateús-Ce. A amostra foi composta por estudantes das turmas de 9° ano do ensino fundamental, com 32 alunos distribuídos em duas turmas. Foi aplicado umquestionário semiestruturado com dez perguntas. Os resultados mostraram que apercepção dos alunos apresenta-se ainda em estado de construção. Apesar de terem consciência que todos são responsáveis pelo bem estar do meio ambiente, e terem uma preocupação maior sobre a problemática do lixo e das florestas, a maioria afirmou que suas comunidades estão em bom estado de conservação. Fato que não condiz
com a realidade, uma vez que o município pesquisado é um dos campeões em desmatamento, com diversos problemas ambientais. Foi observado também que os alunos não conseguiram relacionar alguns problemas ambientais com as respectivas causas, já que consideraram o uso de lenha e produção de carvão, como um problema ambiental que menos agride o meio ambiente, contrário ao que afirmam sobre o
desmatamento. O estudo mostrou que os alunos pesquisados ainda precisam ter as percepções apuradas sobre causas e efeitos, em termos do que acontece ao meio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).