PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA ZONA RURAL DE CRATEÚS-CE SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE
Palabras clave:
Ensino Fundamental, Problemas Ambientais, Caatinga.Resumen
O presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo sobre o conhecimento e a percepção dos alunos dosproblemas ambientais e do papel da escola no ensino de educação ambientalna Escola de Cidadania José de Araújo Veras, zona rural de Crateús-Ce. A amostra foi composta por estudantes das turmas de 9° ano do ensino fundamental, com 32 alunos distribuídos em duas turmas. Foi aplicado umquestionário semiestruturado com dez perguntas. Os resultados mostraram que apercepção dos alunos apresenta-se ainda em estado de construção. Apesar de terem consciência que todos são responsáveis pelo bem estar do meio ambiente, e terem uma preocupação maior sobre a problemática do lixo e das florestas, a maioria afirmou que suas comunidades estão em bom estado de conservação. Fato que não condiz
com a realidade, uma vez que o município pesquisado é um dos campeões em desmatamento, com diversos problemas ambientais. Foi observado também que os alunos não conseguiram relacionar alguns problemas ambientais com as respectivas causas, já que consideraram o uso de lenha e produção de carvão, como um problema ambiental que menos agride o meio ambiente, contrário ao que afirmam sobre o
desmatamento. O estudo mostrou que os alunos pesquisados ainda precisam ter as percepções apuradas sobre causas e efeitos, em termos do que acontece ao meio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, estando la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (consulte El efecto del acceso abierto).