PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA ZONA RURAL DE CRATEÚS-CE SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE

Autores/as

  • Gilson Miranda do Nascimento
  • David Dias Machado
  • Marcelo Campêlo Dantas

Palabras clave:

Ensino Fundamental, Problemas Ambientais, Caatinga.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo sobre o conhecimento e a percepção dos alunos dosproblemas ambientais e do papel da escola no ensino de educação ambientalna Escola de Cidadania José de Araújo Veras, zona rural de Crateús-Ce. A amostra foi composta por estudantes das turmas de 9° ano do ensino fundamental, com 32 alunos distribuídos em duas turmas. Foi aplicado umquestionário semiestruturado com dez perguntas. Os resultados mostraram que a
percepção dos alunos apresenta-se ainda em estado de construção. Apesar de terem consciência que todos são responsáveis pelo bem estar do meio ambiente, e terem uma preocupação maior sobre a problemática do lixo e das florestas, a maioria afirmou que suas comunidades estão em bom estado de conservação. Fato que não condiz
com a realidade, uma vez que o município pesquisado é um dos campeões em desmatamento, com diversos problemas ambientais. Foi observado também que os alunos não conseguiram relacionar alguns problemas ambientais com as respectivas causas, já que consideraram o uso de lenha e produção de carvão, como um problema ambiental que menos agride o meio ambiente, contrário ao que afirmam sobre o
desmatamento. O estudo mostrou que os alunos pesquisados ainda precisam ter as percepções apuradas sobre causas e efeitos, em termos do que acontece ao meio.



Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-06-07

Cómo citar

MIRANDA DO NASCIMENTO, G.; DIAS MACHADO, D.; CAMPÊLO DANTAS, M. PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA ZONA RURAL DE CRATEÚS-CE SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 106–127, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6424. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.