PERCEPÇÃO ECOLÓGICA DA COMUNIDADE DE TUCUNS, CRATEÚS-CE, SOBRE A RESERVA NATURAL SERRA DAS ALMAS E ASSOCIAÇÃO CAATINGA
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol3.i2.a6420Palavras-chave:
Caatinga, Entorno, Etnoecologia.Resumo
O estudo teve como objetivo uma análise etnoecológica da percepção e do conhecimento empírico da comunidade de Tucuns, CE, sobre a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) e Associação Caatinga no desenvolvimento local, bem como sua interação com os recursos naturais, no tocante à caça. Foram realizadas 120 entrevistas no mês de outubro de 2012, com aplicação de questionário semiestruturado à comunidade. Esse abordou o conhecimento prévio dos moradores sobre a Reserva Natural e da atuação da Associação Caatinga na localidade. Foi observado que há um conhecimento efetivo da existência da Reserva e da Associação por parte dos moradores da comunidade do entorno, 86,0 e 78,0 %, respectivamente. Esse fato se deve à forma como a associação atua perante a comunidade, com a realização de cursos e palestras que visam o incentivo e facilitação do desenvolvimento local, para a geração de renda e conscientização ecológica. É possível afirmar que os moradores sabem que é necessária a preservação da biodiversidade, onde 59,0 % acham importante a existência da reserva para a preservação e apresentam uma relação positiva com a mesma. Conclui-se, que maioria dos moradores apresenta bom nível de percepção e conhecimento da RNSA e da Associação Caatinga. Condição compatível com as ações desenvolvidas pela Associação na área. Também mostraram possuir conhecimento da proibição da caça na área restrita à Reserva, o que indica uma percepção da comunidade como ato de ilegalidade, aplicado pelos coordenadores daAssociação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).