PERCEPÇÃO ECOLÓGICA DA COMUNIDADE DE TUCUNS, CRATEÚS-CE, SOBRE A RESERVA NATURAL SERRA DAS ALMAS E ASSOCIAÇÃO CAATINGA
Mots-clés :
Caatinga, Entorno, Etnoecologia.Résumé
O estudo teve como objetivo uma análise etnoecológica da percepção e do conhecimento empírico da comunidade de Tucuns, CE, sobre a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) e Associação Caatinga no desenvolvimento local, bem como sua interação com os recursos naturais, no tocante à caça. Foram realizadas 120 entrevistas no mês de outubro de 2012, com aplicação de questionário semiestruturado à comunidade. Esse abordou o conhecimento prévio dos moradores sobre a Reserva Natural e da atuação da Associação Caatinga na localidade. Foi observado que há um conhecimento efetivo da existência da Reserva e da Associação por parte dos moradores da comunidade do entorno, 86,0 e 78,0 %, respectivamente. Esse fato se deve à forma como a associação atua perante a comunidade, com a realização de cursos e palestras que visam o incentivo e facilitação do desenvolvimento local, para a geração de renda e conscientização ecológica. É possível afirmar que os moradores sabem que é necessária a preservação da biodiversidade, onde 59,0 % acham importante a existência da reserva para a preservação e apresentam uma relação positiva com a mesma. Conclui-se, que maioria dos moradores apresenta bom nível de percepção e conhecimento da RNSA e da Associação Caatinga. Condição compatível com as ações desenvolvidas pela Associação na área. Também mostraram possuir conhecimento da proibição da caça na área restrita à Reserva, o que indica uma percepção da comunidade como ato de ilegalidade, aplicado pelos coordenadores daAssociação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
a) Les auteurs conservent leurs droits d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément sous licence Creative Commons Attribution License qui permet le partage de l'œuvre avec la reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce magazine.
b) Les auteurs sont autorisés à conclure des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce journal.
c) Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et à distribuer leur travail en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle), car cela peut augmenter l'impact et la citation de l'œuvre publiée (voir L'effet du libre accès).