Experiências de gestão de casas de sementes e o lugar dos processos educativos da família às outras inter-relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i1.a18431

Palavras-chave:

Gestão familiar e coletiva, Agroecologia, Autonomia, Soberania alimentar

Resumo

O estudo buscou analisar as experiências de gestão de casas de sementes, tendo como objetivo geral: analisar, nas pesquisas e relatos de experiências sobre casas de sementes, como tem sido abordada a dimensão da gestão e seus principais aspectos, características e pressupostos, potencialidades e fragilidades e pistas para a construção contextualizada / situada de outras experiências. A pesquisa desenvolvida é do tipo bibliográfica. Para a busca nas plataformas, utilizaram-se as palavras-chave “sementes crioulas” e “sementes”. A seleção dos trabalhos atribuiu critérios de inclusão e exclusão, desconsiderando aqueles com perspectiva agronômica ou que não tratassem em alguma medida aspectos relacionados à dinâmica de gestão das casas de sementes. Na leitura analítica e interpretativa, identificaram-se aspectos implícitos às formas de gestão como a cooperação, participação e solidariedade. Ficou evidenciado, em alguma medida, o papel fundamental dos guardiões e das guardiãs de sementes, responsáveis pelo cuidado e multiplicação, mas também pela transmissão dos saberes ancestrais e memória biocultural em torno das sementes crioulas. Foi mais destacada a gestão coletiva (numa perspectiva familiar, solidária, associativa, comunitária e regional – definida aqui como em rede), destacando-se os princípios orientadores soberania alimentar e autonomia. Os trabalhos analisados não apresentaram de forma explícita fragilidades no tocante aos processos de gestão das casas de sementes, embora apontem aspectos a serem superados. Alguns pontos podem ser considerados como pistas para outras experiências: processos educativos dos envolvidos sobre a temática agroecologia, parcerias com atores governamentais, de ATER e universidades, desenvolvimento de casas de sementes em escolas de comunidades tradicionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauciane Pereira dos Santos, Instituição- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Serrinha-Bahia.

Graduada em Tecnologia de Gestão de Cooperativas - IFBAIANO. Técnica em Agropecuária - IFBAIANO. Pesquisa em: Extensão Rural; Agroecologia; Economia Solidária; Gestão de Cooperativas.

Heron Ferreira Souza, Instituição- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Serrinha-Bahia.

Doutor em Educação (Administração, Políticas e Sistemas Educacionais) - Unicamp. Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB. Licenciado em Geografia - UNEB. Professor do mestrado profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / IFBAIANO.

Ana Maria Anunciação da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Ichu-Bahia

Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano/Campus Serrinha). Professora da Educação Básica do município de Ichu/BA.

Erasto Viana Silva Gama, Instituição- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Serrinha-Bahia.

Engenheiro Agrônomo (2007) e Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha, onde ministra disciplinas em cursos de nível médio, superior e pós-graduação .

Referências

Auler, Décio. Comunicação ou coprodução e coaprendizagem: diálogo com a obra extensão ou comunicação?. Curitiba: Appris, 2021.

Bernardo, Marina Augusta Tauil et al. Banco de Sementes Crioulas do Grupo de Agroecologia Gaia–RS. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 4, 2020. Disponível em: http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/6537. Acesso em: 03 fev. 2023.

Bespalhok, Filho. João. Carlos.; guerra, Edson. Perez.; oliveira, Ricardo de. Melhoramento de populações por meio de seleção. In: BESPALHOK, F. J. C; Guerra, E. P.; Oliveira, R. Melhoramento de Plantas, p. 11-18, 2007. Disponível em: http://www.bespa.agrarias.ufpr.br/paginas/livro/capitulo%2012.pdf. Acessado em: 11 fev.2023.

Caldart, Roseli et al. Escola em movimento no Instituto de Educação Josué de Castro. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

Caporal, Francisco Roberto; costabeber, José Antônio. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, v. 3, n. 2, p. 13-16, 2002. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/519/2019/10/31.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

Costabeber, José Antônio. Transição agroecológica: do produtivismo à ecologização. In: bracagioli neto (Org.) Sustentabilidade e Cidadania: o papel da extensão rural. p. 67-117, Porto Alegre: EMATER/RS, 1999.

Esteve, Esther. Vivas. O negócio da comida: quem controla nossa alimentação? São Paulo: Expressão Popular, 2017.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Freire, Paulo. Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2014.

Freire, Paulo. Política e Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

Gliessman, Stephen. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.

Insaurralde, Paula Andréia Bezerra et al. Casas de Sementes Comunitárias: relato de Experiência da Comunidade do Riacho do Meio, no Município de Choró-CE. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 4, 2020. Disponível em: http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/6559. Acesso em: 29 jan. 2023.

Maitá, Eitel Dias. Sementes. In: caldart, Roseli Salete et al. (orgs). Dicionário de Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012.

Maronhas, Maitê Edite Sousa, silva, Ana Cláudia de Lima e GORGEN, Frei Sérgio. Sementes. In: DIAS, Alexandre Pessoa et al. Dicionário de Agroecologia e Educação. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2021.

Marques, Georgiana Eurides de Carvalho et al. Casas de sementes: uma estratégia para conservação de sementes crioulas em assentamentos no estado do Maranhão. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018.

Mcmichael, Philip. Regimes alimentares e questões agrárias. São Paulo; Porto Alegre: Editora Unesp; Editora da UFRGS, 2016.

Pereira, Zefa Valdivina et al. Casa de Sementes Crioulas Tengatui Marangatu: Uma estratégia para a segurança e soberania alimentar para as comunidades indígenas de etnia Guarani-Kaiowá de Dourados MS. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 4, 2020. Disponível em: http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/6579. Acesso em: 22 jan. 2023.

Ploeg, Jan Douwe van der. Sete teses sobre a agricultura camponesa. In: PETERSEN, Paul (org.). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009.

Saquet, Marcos Aurélio. Contribuições teórico-metodológicas para uma abordagem territorial multidimensional em Geografia Agrária. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SUZUKI, Júlio César; MARAFON, Glaucio José (org.). Territorialidades e diversidade nos campos e nas cidades latino-americanas. São Paulo: Outras Expressões, 2011. p. 209-226.

Singer, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

Schmitt, Claudia Job. Economia solidária e agroecologia: convergências e desafios na construção de modos de vida sustentáveis. Repositório de conhecimento do Ipea, n. 42, 2010. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4050/1/bmt42_08_Eco_02_convergencias.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

Souza, Marcelo Lopes. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

Tiriba, Lia.; butshkau, Sandra.; Coelho, Thayná de Oliveira. Notas para um conceito de “Reprodução Ampliada da Vida”: o que ele não é, parece ser e pode vir a ser. In: XII COLÓQUIO NACIONAL, 12.; COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO, 5., 2017, [s. l.]. Anais [...]. [S. l.]: Museu Pedagógico, 2017. p. 1366-1371. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/cmp/article/view/6978/6780. Acesso em: 12 jan. 2023.

Toledo, Víctor Manuel.; barrera-bassols, Narciso. A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. Tradução Rosa L. Peralta. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

SANTOS, G. P. dos; SOUZA, H. F.; ANUNCIAÇÃO DA SILVA, A. M.; GAMA, E. V. S. Experiências de gestão de casas de sementes e o lugar dos processos educativos da família às outras inter-relações. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 114–133, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i1.a18431. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/18431. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rememoração e contação da história ‘de si’ pela geografia afetiva do campo-roça na lembrança ancestral dos familiares mortos e vivos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)