A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE A INFÂNCIA

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.11.1-6

Palavras-chave:

Meio ambiente, Educação em Saúde Ambiental, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, Natureza.

Resumo

Objetivo: O presente estudo buscou mostrar a importância da educação ambiental desde a infância. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, composta a partir da escolha do tema, busca através das palavras chaves, leitura e segregação dos artigos e redação final da pesquisa. Sua composição foi embasada na busca de trabalhos indexados em bancos de dados como: Scielo, Google Acadêmico e Scirus, como também sites do Governo e dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação. Foram selecionados 20 artigos, os quais levantaram diversos fatores a serem ponderados tratando-se do Meio Ambiente e da Educação Ambiental. Ao final da seleção, utilizando critérios de inclusão (artigos atuais, publicados em qualquer idioma e que estão dentro do objetivo proposto) e exclusão (artigos publicados antes de 2015 e que não tenha relação com o objetivo do artigo), restaram apenas 14 estudos. Resultados: é possível perceber que as bibliografias encontradas mostram que a educação ambiental a partir da infância, até mesmo a vida adulta, é extremamente importante para todos. Podendo ser implantada em diversos locais fora das escolas, bem como, é essencial para o futuro de todos. Mesmo que enfrentando algumas adversidades como encontrou-se em algumas literaturas, mas sempre persistindo. Já que, o homem pode conviver e preservar o meio ambiente através das suas ações no cotidiano. Conclusão: é notória como a Educação Ambiental é fundamental em todas as fases da vida. Trazendo assim a sugestão da melhoria da abordagem do assunto, de acordo com a idade e interesse do aluno. E também, cabe aos novos pesquisadores darem continuidade a mais artigos sobre assunto abordado, bem como, desenvolver novas pesquisas sobre o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlene Caxias da Costa, Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Juazeiro, BA, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental,
Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA, Brasil

Dinoelma da Silva Moura, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental,
Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA, Brasil

Ricardo Luiz Araújo Gila, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental,
Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA

Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental,
Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA

Referências

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Educação ambiental: curso básico à distância. Brasília, DF: 2001.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 10 Mar. 2020.

Brasil. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei No 9.795, De 27 de Abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: 10 Mar. 2020.

Cunha, A. R. N. A educação ambiental aplicada na educação infantil: um estudo sobre o trabalho realizado em uma escola de educação infantil da cidade do Rio de Janeiro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 03, Vol. 07, pp. 145-159. Março de 2019.

ISSN: 2448-0959. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/educacao-ambiental-aplicada>. Acesso em: 15 Jun. 2020.

Dias, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 8. Ed. São Paulo: Gaia, 2003.

Fragoso, E.; Nascimento, E. C. M. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente e Educação, v. 23, n. 1, p.161-184, 2018.

Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6988>. Acesso em: 02 Abr. 2020., S. G. R.; Médici, M. S.; Leão, M. F. Educação Ambiental em escolas públicas de Mato Grosso. Revista ANAP Brasileira, v. 13, n. 29, 2020. Disponível em: https://amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/anap_brasil/article/view/2594>. Acesso em: 27 Fev. 2021.

Magalhães, S. S.; Borges, L. M. S.; Souza, A. L. A importância da educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem infantil. Revista Partes, ISSN 1678-8419, 2018. Disponível em: <https://www.partes.com.br/2018/06/05/a-importancia-da-educacao-ambiental-no-processo-de- ensino-aprendizagem-infantil/>. Acesso em:17 Jun. 2020.

Mello, L.G. A importância da educação ambiental no ambiente escolar. in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/03/2017. Disponível em: < https://www.ecodebate.com.br/2017/03/14/importancia-da-educacao-ambiental-no-ambiente-escolar-artigo-de-lucelia-granja-de-mello/>. Acesso em: 17 Jun.2020.

Pinheiro, A. A. S.; Neto, B. M. O.; Maciel, N. M. T. C. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Revista Ensino em Perspectivas, v.2, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4544>. Acesso em: 01 Mar. 2021.

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2. ed., Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em 15 Jun. 2020.

Santos, S. P.; Gardolinski, M. T. H. A. A importância da educação ambiental nas escolas para a construção de uma sociedade sustentável. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: <http://www2.al.rs.gov.br/biblioteca/LinkClick.aspx?fileticket=1VmNggPU170%3D&ta%20bid=5639#:~:text=Segundo%20preceitua%20o%20Programa%20Nacional,na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20sociedades%20sustent%C3%A1veis.>. Acesso em: 18 Jun. 2020.

Santos, C. F.; Silva, A. J. A importância da educação ambiental no ensino infantil com a utilização de recursos tecnológicos. Revista gestão & sustentabilidade ambiental, Florianópolis, SC, v. 5, n. 2, p.4-19, Mar. 2017a.

Santos, F. A.; Silva, M. A importância da educação ambiental para graduandos da Universidade Estadual de Goiás: Campus Morrinhos. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 18, n. 2, p. 71-85, abr./jun. 2017b. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n2/1518-7012-inter-18-02- 0071.pdf>. Acesso em: 30 Mar. 2020.

Silva, L. O. A importância da educação ambiental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ed. 10, v. 05, pp. 91-101, outubro de 2018. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/ambiental>. Acesso em: 30 Mar. 2020.

Silva, F. P.; Silva, C. C. Uma abordagem sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino da Educação Ambiental na escola. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 8, n. 4, p. 057-067, 2020. Disponível em: < https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/534>. Acesso em: 28 Fev. 2021.

Viana, E. C. S.; Júnior, G. M. O.; Sobral, E. C. L. M. N. C.; Sobral, S. E. C.; Lima, O. M. L. A educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Id onLine Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.13, n. 44, p. 620-634, 2019. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646>. Acesso em: 05 Mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

DA COSTA, S. C.; MOURA, D. da S.; GILA, R. L. A.; SANTOS, M. H. L. C. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE A INFÂNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 001–016, 2021. DOI: 10.29327/ouricuri.11.1-6. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/11623. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos