A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE A INFÂNCIA
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.11.1-6Keywords:
Meio ambiente, Educação em Saúde Ambiental, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, Natureza.Abstract
Objetivo: O presente estudo buscou mostrar a importância da educação ambiental desde a infância. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, composta a partir da escolha do tema, busca através das palavras chaves, leitura e segregação dos artigos e redação final da pesquisa. Sua composição foi embasada na busca de trabalhos indexados em bancos de dados como: Scielo, Google Acadêmico e Scirus, como também sites do Governo e dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação. Foram selecionados 20 artigos, os quais levantaram diversos fatores a serem ponderados tratando-se do Meio Ambiente e da Educação Ambiental. Ao final da seleção, utilizando critérios de inclusão (artigos atuais, publicados em qualquer idioma e que estão dentro do objetivo proposto) e exclusão (artigos publicados antes de 2015 e que não tenha relação com o objetivo do artigo), restaram apenas 14 estudos. Resultados: é possível perceber que as bibliografias encontradas mostram que a educação ambiental a partir da infância, até mesmo a vida adulta, é extremamente importante para todos. Podendo ser implantada em diversos locais fora das escolas, bem como, é essencial para o futuro de todos. Mesmo que enfrentando algumas adversidades como encontrou-se em algumas literaturas, mas sempre persistindo. Já que, o homem pode conviver e preservar o meio ambiente através das suas ações no cotidiano. Conclusão: é notória como a Educação Ambiental é fundamental em todas as fases da vida. Trazendo assim a sugestão da melhoria da abordagem do assunto, de acordo com a idade e interesse do aluno. E também, cabe aos novos pesquisadores darem continuidade a mais artigos sobre assunto abordado, bem como, desenvolver novas pesquisas sobre o meio ambiente.
Downloads
References
Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Educação ambiental: curso básico à distância. Brasília, DF: 2001.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 10 Mar. 2020.
Brasil. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei No 9.795, De 27 de Abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: 10 Mar. 2020.
Cunha, A. R. N. A educação ambiental aplicada na educação infantil: um estudo sobre o trabalho realizado em uma escola de educação infantil da cidade do Rio de Janeiro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 03, Vol. 07, pp. 145-159. Março de 2019.
ISSN: 2448-0959. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/educacao-ambiental-aplicada>. Acesso em: 15 Jun. 2020.
Dias, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 8. Ed. São Paulo: Gaia, 2003.
Fragoso, E.; Nascimento, E. C. M. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente e Educação, v. 23, n. 1, p.161-184, 2018.
Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6988>. Acesso em: 02 Abr. 2020., S. G. R.; Médici, M. S.; Leão, M. F. Educação Ambiental em escolas públicas de Mato Grosso. Revista ANAP Brasileira, v. 13, n. 29, 2020. Disponível em: https://amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/anap_brasil/article/view/2594>. Acesso em: 27 Fev. 2021.
Magalhães, S. S.; Borges, L. M. S.; Souza, A. L. A importância da educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem infantil. Revista Partes, ISSN 1678-8419, 2018. Disponível em: <https://www.partes.com.br/2018/06/05/a-importancia-da-educacao-ambiental-no-processo-de- ensino-aprendizagem-infantil/>. Acesso em:17 Jun. 2020.
Mello, L.G. A importância da educação ambiental no ambiente escolar. in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/03/2017. Disponível em: < https://www.ecodebate.com.br/2017/03/14/importancia-da-educacao-ambiental-no-ambiente-escolar-artigo-de-lucelia-granja-de-mello/>. Acesso em: 17 Jun.2020.
Pinheiro, A. A. S.; Neto, B. M. O.; Maciel, N. M. T. C. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Revista Ensino em Perspectivas, v.2, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4544>. Acesso em: 01 Mar. 2021.
Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2. ed., Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em 15 Jun. 2020.
Santos, S. P.; Gardolinski, M. T. H. A. A importância da educação ambiental nas escolas para a construção de uma sociedade sustentável. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: <http://www2.al.rs.gov.br/biblioteca/LinkClick.aspx?fileticket=1VmNggPU170%3D&ta%20bid=5639#:~:text=Segundo%20preceitua%20o%20Programa%20Nacional,na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20sociedades%20sustent%C3%A1veis.>. Acesso em: 18 Jun. 2020.
Santos, C. F.; Silva, A. J. A importância da educação ambiental no ensino infantil com a utilização de recursos tecnológicos. Revista gestão & sustentabilidade ambiental, Florianópolis, SC, v. 5, n. 2, p.4-19, Mar. 2017a.
Santos, F. A.; Silva, M. A importância da educação ambiental para graduandos da Universidade Estadual de Goiás: Campus Morrinhos. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 18, n. 2, p. 71-85, abr./jun. 2017b. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n2/1518-7012-inter-18-02- 0071.pdf>. Acesso em: 30 Mar. 2020.
Silva, L. O. A importância da educação ambiental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ed. 10, v. 05, pp. 91-101, outubro de 2018. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/ambiental>. Acesso em: 30 Mar. 2020.
Silva, F. P.; Silva, C. C. Uma abordagem sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino da Educação Ambiental na escola. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 8, n. 4, p. 057-067, 2020. Disponível em: < https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/534>. Acesso em: 28 Fev. 2021.
Viana, E. C. S.; Júnior, G. M. O.; Sobral, E. C. L. M. N. C.; Sobral, S. E. C.; Lima, O. M. L. A educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Id onLine Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.13, n. 44, p. 620-634, 2019. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646>. Acesso em: 05 Mar. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Ouricuri
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).