Contribuições das escolas do pobre da diocese de Caicó para a educação profissional no Seridó do Rio Grande do Norte entre as décadas de 1940 e 1950

Autores

  • Sandra Maria de Assis, Olivia Morais de Medeiros Neta

Resumo

O presente trabalho deriva de projeto de pesquisa cujo objetivo é a investigação das contribuições das Escolas do Pobre, fundadas e mantidas pelas Casas do Pobre da Diocese de Caicó, para a Educação Profissional na região do Seridó do Rio Grande do Norte, durante o bispado de Dom José de Medeiros Delgado (1941-1951). A metodologia utilizada nesse artigo é a pesquisa bibliográfica e documental. A investigação se encontra em fase preliminar e os resultados apresentados baseiam-se na leitura de pesquisas relacionadas ao tema. A pesquisa centra-se nas contribuições dessas escolas e suas relações com os propósitos político-sociais da época, criadas sob a égide do Estado Novo e seus projetos direcionados para a escolarização e formação para o trabalho. Considera-se que as Escolas do Pobre, à sua maneira e, talvez sem que os propósitos do seu criador fossem esses, contribuiu não só para a escolarização primária de muitas crianças e jovens como para a formação para o trabalho, numa perspectiva inclusiva e cidadã, daí a pertinência de um estudo mais aprofundado nesse sentido que certamente se somará aos estudos no campo da História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA, S. M. de A. Contribuições das escolas do pobre da diocese de Caicó para a educação profissional no Seridó do Rio Grande do Norte entre as décadas de 1940 e 1950. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6559. Acesso em: 22 jan. 2025.