A missão do mestre: harmonizar família e escola
Resumo
O presente artigo constitui-se de análise histórica documental da conferência Harmonia entre a Casa e a Escola: O culto do Mestre, proferida pelo Dr. Eliseu Viana, professor titular de Pedologia da Escola Normal de Natal, durante a Terceira Semana Brasileira de Educação, realizada em Natal/RN, pela Associação de Professores do Rio Grande do Norte, no período de 12 a 18 de maio de 1930. O autor trata da importante missão do mestre de harmonizar a relação família e a escola, na perspectiva de promover aos jovens educação ativa de qualidade e de formação cidadã. Nesse sentido, os Mestres e futuros mestres presentes à conferência são convocados a se imbuir do seu sacerdócio de transformar vidas. Para tanto, devem repensar a sua função docente, buscando a compreensão da importância para a educação do futuro, da escola ativa, em promover a necessária e salutar harmonia entre a escola e a família. Como referencial teórico-metodológico, optamos por trabalhar a partir da perspectiva da nova história cultural. Empreenderemos a análise do documento de acordo com os autores, Chartier (1990), no que refere às representações dos mestres; Teixeira (2000), para a análise das ideias da Escola Ativa; Meireles (2001) e Cunha (2000 e 2011), nas discussões acerca da relação família e escola. Concluímos a partir deste estudo que a conferência pedagógica assumia importante função de divulgação do ideário da Escola Nova, convocando professores ao conhecimento das propostas da Escola ativa, além da conferência em si, a publicação do texto na imprensa pedagógica ampliava o público que teria acesso às ideias proferidas no evento educacional. Dessa forma, a essência da conferência, que tinha como principal aspecto a reflexão sobre a missão do mestre de harmonizar família e escola, alcançava forte representação via imprensa pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.