Florêncio Luciano e o plano de propaganda contra o analfabetismo: o sertão e as educabilidades (Parelhas, 1928-1932)
Resumo
O presente trabalho consiste numa análise do “Plano de Propaganda Contra o Analfabetismo”, em 1928, na cidade de Parelhas, Rio Grande do Norte, no governo municipal de Florêncio Luciano. Sob a perspectiva de documentos para uma História da Educação, este “Plano” apresenta alguns elementos importantes para se compreender uma experiência histórica da luta contra o analfabetismo na cidade de Parelhas, bem como a níveis estadual e nacional. Assim, a proposta do “Plano” era erradicar o analfabetismo e expandir o ensino por meio da criação de escolas na Zona Rural e Urbana do município de Parelhas, com o propósito de inseri-lo no rol do desenvolvimento educacional em curso no estado do Rio Grande do Norte e do Brasil. Por outras palavras, tal projeto correspondia aos anseios civilizatórios e modernizantes propagados pela Primeira República, cujos ecos já se encontravam no Sertão do Seridó potiguar. Metodologicamente, procedeu-se por uma leitura qualitativa desta fonte, o que permitiu uma compreensão das ações planejadas. Logo, todo o levantamento ficaria a cargo das chamadas comissões rurais e urbanas contra o analfabetismo, construindo recenseamentos e elencando pontos como: nome, idade, filiação, naturalidade, se sabia ler ou não, bem como assegurar a matrícula e acompanhar a permanência nas aulas. Com o intuito de facilitar o acesso e permanência dos alunos nas aulas e escolas, o “Plano” ainda propunha um investimento maciço na criação de prédios escolares que ocorreria ao longo de sua execução em todo o município. A documentação correspondente ao “Plano de Propaganda Contra o Analfabetismo” vem sendo catalogada junto ao Arquivo Público de Parelhas e analisada com o intuito de construir uma narrativa historiográfica a ser inserida no debate sobre a Educação e História dos Sertões.
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