O Ensino de Desenho no Brasil Império (1879-1889)
Resumo
O presente trabalho analisa as configurações propostas para o ensino de Desenho nas reformas educacionais do final do século XIX. O intuito de nossa pesquisa é entender quais eram as concepções sobre a disciplina escolar Desenho que se encontravam nos debates educacionais em época antecedente ao Brasil Republicano e quais as representações estabelecidas sobre o ensino da referida disciplina para a formação do brasileiro em um período de mudança do seu status de súdito do imperador para cidadão da república. Nossas fontes de pesquisa são a Reforma do Ensino proposta por Leôncio de Carvalho (1879), que delimita o início de nosso recorte temporal, e os Pareceres da Reforma do Ensino de Rui Barbosa (1883), que reconhecidamente influenciou a educação brasileira nesse período e teve sua aplicação implementada ao longo dos anos. Nosso recorte termina apenas na proclamação da República, em 1889, a fim de melhor compreendermos as influências desse período de transição na educação da população. Nos fundamentamos no paradigma historiográfico da História Cultural, no campo da História da Educação e no domínio da História das Disciplinas, segundo a compreensão de André Chervel (1990). A prática metodológica utilizada é o método histórico abordado segundo Jörn Rüsen (2015). Assim, mostramos que o elemento motivador das mudanças no ensino de desenho do sistema brasileiro foi a busca pelo desenvolvimento da nação à luz de comparação com outros países, tendo os ideais republicanos cooptado essa representação desenvolvimentista. Isso perdura ao longo da década estudada e é difundido nas discussões entre educadores, especialistas e legisladores, principalmente após a atuação de Rui Barbosa com a Reforma de 1883.
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