O Ensino de Desenho no Brasil Império (1879 - 1889)
Resumo
O presente trabalho analisa asconfigurações propostas para o ensino
de Desenho nas reformas educacionais
do final do século XIX. O intuito de
nossa pesquisa é entender quais eram
as concepções sobre a disciplina escolar
Desenho que se encontravam nos
debates educacionais em época
antecedente ao Brasil Republicano e
quais as representações estabelecidas
sobre o ensino da referida disciplina
para a formação do brasileiro em um
período de mudança do seu status de
súdito do imperador para cidadão da
república. Nossas fontes de pesquisa
são a Reforma do Ensino proposta por
Leôncio de Carvalho (1879), que
delimita o início de nosso recorte
temporal, e os Pareceres da Reforma do
Ensino de Rui Barbosa (1883), que
reconhecidamente influenciou a
educação brasileira nesse período e teve
sua aplicação implementada ao longo
dos anos. Nosso recorte termina apenas
na proclamação da República, em 1889,
a fim de melhor compreendermos as
influências desse período de transição
na educação da população. Nos
fundamentamos no paradigma
historiográfico da História Cultural, no
campo da História da Educação e no
domínio da História das Disciplinas,
segundo a compreensão de André
Chervel (1990). A prática metodológica
utilizada é o método histórico abordado
segundo Jörn Rüsen (2015). Assim, mostramos que o elemento motivador
das mudanças no ensino de desenho do
sistema brasileiro foi a busca pelo
desenvolvimento da nação à luz de
comparação com outros países, tendo
os ideais republicanos cooptado essa
representação desenvolvimentista. Isso
perdura ao longo da década estudada e
é difundido nas discussões entre
educadores, especialistas e legisladores,
principalmente após a atuação de Rui
Barbosa com a Reforma de 1883.
Palavras-chave: Desenho. História da
Educação Matemática. Reformas
Educacionais.
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Publicado
2019-07-01
Como Citar
OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA, J. C. da C. S. O Ensino de Desenho no Brasil Império (1879 - 1889). Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6554. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO