A imprensa do Rio Grande do Norte (1877-1947) e as notas sobre educação profissional
Resumo
A imprensa, ao longo dos tempos, tem sido um marco no processo civilizatório e fonte de pesquisa para as mais diversas áreas da ciência, entre as quais a educação e a história. Sendo assim, objetiva-se, neste trabalho, apresentar notas prévias de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, intitulada: Leituras Históricas acerca de Educação Profissional no Brasil no Contexto da Imprensa do Rio Grande do Norte (1877-1947), cujos resultados comporão uma dissertação de mestrado. A abordagem metodológica enquadra-se na perspectiva indiciária e busca na imprensa do Rio Grande do Norte, em especial, na visão do Ratio Studiorium aplicada ao discurso dos jornais: O Brado Conservador (1877-1889), O Macauense (1886-1889), A República (1889-1987), A Ordem (1909-1952) e na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1903-1953), notas que possibilitem uma leitura histórica da educação profissional, posto que esses se constituíam como os principais veículos de comunicação do estado do Rio Grande do Norte no período em estudo. Na pesquisa, utilizaremos como fonte o Ratio Studiorium. Assim, ponderamos que essas fontes são instrumentos essenciais à constituição da História da Educação e da Educação Profissional no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.