Artes, educação básica e universidade no sul do Pará: música negra e cinema negro na E.E.E.M. Raimundo Henrique de Miranda e UNIFESSPA enquanto linguagens do ensino de história africana e afro-brasileira
Resumo
O presente trabalho visa trazer à tona os resultados alcançados ao longo do período entre 12 de junho e 15 de agosto de 2017 (Período 2017.2), na Monitoria da disciplina História das Sociedades Africanas, ministrada na Turma 2016 (Matutino) do Curso de Licenciatura em História, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA/Campus Xinguara). E, também, nas ações de extensão acerca do ensino e pesquisa do Projeto de Extensão envolvendo o Cinema e a Música Negra na universidade e educação básica (Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Henrique de Miranda) em Xinguara-PA. Partimos de indagações referentes às 'representações' (CHARTIER, 1989, p.178) sobre negras e negros nas mentes dos discentes do curso de História/UNIFESSPA/Campus Xinguara e estudantes da escola Raimundo Henrique de Miranda, além dos meios que podem ser usados para extirpar essas representações estereotipadas, preconceituosas, discriminatórias e excludentes. Fontes áudio-visuais (os filmes 'Malcom X' (1992), 'Agosto Negro' (2007) e a música 'Negro Drama' (2002) dos Racionais MC’s), orais (entrevistas com os discentes e estudantes) e escritas foram consideradas, junto a uma ação pedagógica de combate ao racismo e aos seus desdobramentos (CAVALLERO, 2001, p.35).
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