A TEIA ENTRETECIDA ENTRE EDUCAÇÃO E RELIGIOSISDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE ALBERTINO MARQUES BARRÊTO (BRUMADO, 1954 – 1974)

Autores

  • Rui Marcos Moura Lima UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana,

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer
uma análise do envolvimento de Albertino
Marques Barrêto com a educação do
município de Brumado. Por isso, cabe um
recorte do estudo de sua trajetória,
pesquisa desenvolvida no programa de
Mestrado em História pela Universidade
Estadual de Feira de Santana. Nesta
pesquisa, procuremos apresentar a
concepção de educação de Albertino
Marques, buscando entender quais
influências que pautaram não só o que ele
entendia por educação, mas também sua
visão de mundo. Transitaremos pelos
espaços de sua maior atuação, desde a
prática religiosa no Centro Espírita
Fraternidade (1954-1974) e sua atuação
política na Câmara de Vereadores de
Brumado (1965-1971), locais que ficaram
mais nítidos o seu projeto de educação.
Palavras-chave: Educação; Espiritismo;
Homem novo; Política; Trajetória.

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Publicado

2018-08-26

Como Citar

MOURA LIMA, R. M. A TEIA ENTRETECIDA ENTRE EDUCAÇÃO E RELIGIOSISDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE ALBERTINO MARQUES BARRÊTO (BRUMADO, 1954 – 1974). Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/5276. Acesso em: 24 dez. 2024.