A política de formação continuada para professores da educação infantil no contexto capitalista
Resumo
O presente artigo versa sobre a política de formação continuada para professores da Educação Infantil do Município de Itapetinga-Bahia, desenvolvendo-se um estudo crítico sobre os impactos das reformas educacionais dos anos 90, através da política neoliberal, efetivadas a partir da lógica do capital e da produtividade, na definição de políticas de formação de professores e, consequentemente, no trabalho docente. Evidencia-se, após o estudo, que a formação continuada não se constitui como prioridade na organização das políticas educacionais do município e há interesses governamentais em preservar as situações de desvalorização do trabalho docente, pois corroboram para manter o funcionamento da lógica do sistema capitalista vigente no nosso país. Propõe-se a existência de um Sistema Nacional de Educação para definir uma política global de formação e de valorização, capaz de contemplar formação inicial e continuada, condições de trabalho, piso salarial e carreira, qualificando pedagógica, metodológica, científica e politicamente os professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.