A política de formação continuada para professores da educação infantil no contexto capitalista

Autores

  • Isabel Cristina de Jesus Brandão
  • Jorsinai de Argolo Souza

Resumo

O presente artigo versa sobre a política de formação continuada para professores da Educação Infantil do Município de Itapetinga-Bahia, desenvolvendo-se um estudo crítico sobre os impactos das reformas educacionais dos anos 90, através da política neoliberal, efetivadas a partir da lógica do capital e da produtividade, na definição de políticas de formação de professores e, consequentemente, no trabalho docente. Evidencia-se, após o estudo, que a formação continuada não se constitui como prioridade na organização das políticas educacionais do município e há interesses governamentais em preservar as situações de desvalorização do trabalho docente, pois corroboram para manter o funcionamento da lógica do sistema capitalista vigente no nosso país. Propõe-se a existência de um Sistema Nacional de Educação para definir uma política global de formação e de valorização, capaz de contemplar formação inicial e continuada, condições de trabalho, piso salarial e carreira, qualificando pedagógica, metodológica, científica e politicamente os professores.

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Publicado

2018-08-26

Como Citar

DE JESUS BRANDÃO, I. C.; DE ARGOLO SOUZA, J. A política de formação continuada para professores da educação infantil no contexto capitalista. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/5275. Acesso em: 17 mar. 2025.