Maria Beatriz Borba Florenzano: memória de uma trajetória acadêmica

Autores

Palavras-chave:

Maria Beatriz Borba Florenzano, entrevista

Resumo

Apresentação

Maria Beatriz Borba Florenzano, ou simplesmente Bia, assim chamada pelos amigos e tantos admiradores, é professora aposentada da Universidade de São Paulo. Ela dedicou os últimos 50 anos da sua vida à construção de uma trajetória acadêmica de grande prestígio nas áreas da História Antiga e Arqueologia. Esteve na construção e consolidação do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo(USP), sua segunda casa, e primeira muitas vezes. Do seu legado, um dos pontos altos foi a criação, juntamente com as Professoras, Elaine Veloso Hiratae Maria Cristina Kormikiari, do Labeca (Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga), no ano de 2006.Este segue servindo de modelo para tantos outros laboratórios no País. Esta entrevista1,concedida em sua sala, no MAE, em março de 2023, a mim, Márcia Cristina Lacerda Ribeiro, sua orientanda da Pós-graduação ao estágio Pós-doutoral (2010-2019), apresenta um tom diferente daquelas que a Professora tem concedido2. O objetivo aqui é rememorar sua trajetória, acompanhar alguns dos seus passos de menina, no Perú, envolvida com muitos artefatos arqueológicos(e sendo por eles envolvida), vivendo cercada pelos sítios andinos, falar sobre seu fascínio pela História e pela Arqueologia(ou pela Arqueologia e pela História, ou simplesmente por aprender).A entrevista segue em clima agradável, amoroso, em que Bia vai buscando suas memórias e nos dando a conhecê-las. Mais do que os temas pesquisados por ela, o meu interesse era descobrir a mulher por trás da genial pesquisadora, os passos para a construção e consolidação de uma carreira. Para conhecer um pouco mais sobre a nossa entrevistada, deixamos a referência de um belíssimo livro, justa homenagem a uma plêiade que se dedicou a escrever a história da Antiguidade no Brasil, Pesquisadores da Antiguidade: a formação de um campo interdisciplinar no Brasil(MOERBECK; FRIZZO, 2023). Nele, tive a honra e o prazer de homenagear a Bia, juntamente com os meus queridos amigos e colegas, também eles seus ex orientandos, o Vagner Porto e a Cristina Kormikiari (RIBEIRO; PORTO; KORMIKIARI, 2023). Depois de 50 anos, ao se fecharem as cortinas, ouço o canto da sua alma, tal qual Frank Sinatra, I did it my way

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Lacerda Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia, Bahia - Brasil

Professora da Universidade do Estado da Bahia, campus VI. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em História Antiga e Pós-doutora em Arqueologia Clássica pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca/MAE/USP)e do Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE/UNEB/CNPq).

Contribuição de autoria:autora/entrevistadora

Referências

CARANDINI,Andrea.Archeologiaeculturamateriale.Dai “Lavori Senza Gloria” nell’antichità a uma politica dei beni culturali. Bari: De Donato Editore,1979.

FLORENZANO, Maria Beatriz Borba. As 'póleis' do Ocidente grego à luz da Arqueologia Clássica: uma entrevista com Maria Beatriz B. Florenzano. Romanitas –Revista de Estudos Grecolatinos,v. 15, p. 9-19, 2020.

FLORENZANO, Maria Beatriz Borba. (2019). Cidades e Periferias no Mundo Antigo. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas,4(1), 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/herodoto/article/view/10086. Acesso em 28 de nov. 2023.

MOERBECK, Guilherme; FRIZZO, Fábio (org.). Pesquisadores da Antiguidade: a formação de um campo interdisciplinar no Brasil.Serra: Editora Milfontes, 2023.

RIBEIRO, M.C.L; PORTO, V. KORMIKIARI, M.C.N. Maria Beatriz Borba Florenzano: arqueóloga, numismata, professora. IN: MOERBECK, Guilherme; FRIZZO, Fábio (org.). Pesquisadores da Antiguidade: a formação de um campo interdisciplinar no Brasil. Serra: Editora Milfontes, 2023, p. 225-256.

SAMARAN, Charles. L'histoire et ses methodes: recherche, conservation et critique des témoignages. Bruges, Gallimard, 1961.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

RIBEIRO, M. C. L. Maria Beatriz Borba Florenzano: memória de uma trajetória acadêmica. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 6, n. 12, p. 191–206, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/19474. Acesso em: 27 abr. 2024.