(In) Formação de professores americanos sobre estudantes com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p355-377Palavras-chave:
Altas habilidades/superdotação, formação docente, práxisResumo
Apresenta-se reflexão acerca do processo (in)formativo e práxis de agentes educacionais (n = 15) de duas escolas de duas cidades de pequeno porte no Condado de Tippecanoe, no estado de Indiana, Estados Unidos, no tocante aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com o apoio do Software IRAMUTEQ. Os participantes revelaram-se distantes do perfil geral dos agentes educacionais brasileiros, os quais se colocam como dependentes das intervenções legais, são passivos no seu processo de (in)formação e alienados para a práxis de diferenciação instrucional e curricular, que desconsidera os diferentes níveis e perfis dos estudantes. Diversamente, a práxis dos participantes assenta-se na formação básica que considera imprescindível o desenvolvimento pleno de seus estudantes e em níveis de excelência.
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Atualizado em 15/07/2017