O Papel da Fluência de Leitura na Compreensão Textual de Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p212-232

Palavras-chave:

Fluência de leitura, Compreensão de texto, Ensino fundamental, Compreensão literal e inferencial.

Resumo

A fluência em leitura é um construto multidimensional, cujos componentes (precisão, velocidade e prosódia) têm sido destacados como relacionados à compreensão leitora. Entretanto, a direção desta relação é ainda uma questão controversa: alguns autores afirmam que a fluência precede a compreensão, enquanto outros afirmam existir uma interação recíproca entre elas. O objetivo deste estudo foi avaliar a fluência e a compreensão leitora de 114 estudantes, do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, e verificar as correlações entre a fluência e a compreensão leitora, nos níveis literal e inferencial. Os dados foram coletados por meio da leitura de um texto narrativo. Os resultados sugerem que, tanto a leitura com precisão como com prosódia, especialmente esta última, são habilidades importantes para a compreensão leitora. Contudo, dado ao alcance correlacional da presente pesquisa, não se pode estabelecer uma possível conexão causal entre as variáveis. Conclui-se ser necessários estudos longitudinais para explorar o desenvolvimento da fluência e verificar o quanto cada um dos componentes explica a compreensão leitora.

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Biografia do Autor

Girlane Moura Hickmann, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, na área de Processos Psicológicos e Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil; Doutorado sanduíche na Kent State University-KSU, EUA (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, no qual CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - foi a instituição de fomento); Mestre em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil; Graduação em Língua Moderna (Língua e Literatura Inglesa) pela Universidade Federal do Piauí- UFPI ).

Sandra Regina Kirchner Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1976). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e Professora aposentada como Associada II, atualmente permanece como Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos Processos de Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem inicial e aperfeiçoamento da linguagem escrita, habilidades metacognitivas e metalinguísticas, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-10-01

Como Citar

HICKMANN, G. M.; GUIMARÃES, S. R. K. O Papel da Fluência de Leitura na Compreensão Textual de Estudantes do Ensino Fundamental. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 212–232, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p212-232. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8663. Acesso em: 15 out. 2024.