O Papel da Fluência de Leitura na Compreensão Textual de Estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p212-232Palabras clave:
Fluência de leitura, Compreensão de texto, Ensino fundamental, Compreensão literal e inferencial.Resumen
A fluência em leitura é um construto multidimensional, cujos componentes (precisão, velocidade e prosódia) têm sido destacados como relacionados à compreensão leitora. Entretanto, a direção desta relação é ainda uma questão controversa: alguns autores afirmam que a fluência precede a compreensão, enquanto outros afirmam existir uma interação recíproca entre elas. O objetivo deste estudo foi avaliar a fluência e a compreensão leitora de 114 estudantes, do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, e verificar as correlações entre a fluência e a compreensão leitora, nos níveis literal e inferencial. Os dados foram coletados por meio da leitura de um texto narrativo. Os resultados sugerem que, tanto a leitura com precisão como com prosódia, especialmente esta última, são habilidades importantes para a compreensão leitora. Contudo, dado ao alcance correlacional da presente pesquisa, não se pode estabelecer uma possível conexão causal entre as variáveis. Conclui-se ser necessários estudos longitudinais para explorar o desenvolvimento da fluência e verificar o quanto cada um dos componentes explica a compreensão leitora.
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Atualizado em 15/07/2017