A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371

Palavras-chave:

Educação a Distância, Modelagem Matemática, Formação Continuada de Professores de Matemática, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle.

Resumo

Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná Docente do Programa de Mestrado em Ensino Colegiado de Matemática

Doutorado em Educação

Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia

Graduação em Ciências/Matemática

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Presidente Prudente

Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP

Mestrado em Ciência da Computação - UNICAMP

Graduação em Matemática

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

DOS SANTOS GOMES PEREIRA, R.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 358–371, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538. Acesso em: 28 mar. 2024.