A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371

Palabras clave:

Educação a Distância, Modelagem Matemática, Formação Continuada de Professores de Matemática, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle.

Resumen

Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná Docente do Programa de Mestrado em Ensino Colegiado de Matemática

Doutorado em Educação

Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia

Graduação em Ciências/Matemática

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Presidente Prudente

Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP

Mestrado em Ciência da Computação - UNICAMP

Graduação em Matemática

Citas

Almeida, L. M.; Silva, K. P.; Vertuan, R. E. (2012). Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto.

Almeida, M. E. B. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo. 29 (2), 327-340. Obtenido 07 Febrero 2011.

Alonso, K. M. (2005). Formação de professores em exercício, educação a distância e a consolidação de um projeto de formação: o caso da UFMT. Obtenido 18 Deciembro 2014, desde Universidade Estadual de Campinas. Web site: http://libdigi.unicamp.br.

Azevedo, A. B. (2013). Aprendizagem na EaD: contribuições e desafios. Educação & Linguagem. 16 (1), 151-169. Obtenido 19 Noviembro 2013.

Bairral, M. A. (2010). Estratégias Didático-Metodológicas na Avaliação e Formação Continuada em Ambientes Virtuais a Distância. En: A. P. Jahn e Allevato, N. S. G. (Org.). Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SEBEM, 2010.

Barros, N. M. C. (2013). A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores. Obtenido 28 Noviembro 2014, desde Universidade Estadual Paulista. Web site: acervodigital.unesp.br/handle/unesp/158563?mode=full.

Borba, M. C.; Malheiros, A. P. S.; Zulatto, R. B. A. (2007). Educação a distância online. Horizonte: Autêntica.

Diva, S. S. (2011). A constituição docente em matemática à distância: entre saberes, experiências e narrativas. Obtenido 12 Febrero 2014, desde Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Felden, E. L.; Silva, M. G. C. N. (2011). Formação docente: limites e possibilidades na educação à distância. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 1 (2), 18-31. Obtenido 23 Julio 2012.

Garcia, D. J. (2006). O papel do mediador técnico-pedagógico na formação continuada a distância de professores em serviço. Obtenido 4 Enero 2014, desde Universidade Estadual Paulista. Web site: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92331.

Imbernón, F. (2010). Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.

Kenski, V. M. (2008). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.

Lacerda, F. K. D.; Espíndola, R. M. (2013). Evasão na educação a distância: um estudo de caso. EAD em foco, 3 (1), 96-108. Obtenido 12 Noviembre 2014.

Lopes, J. P. (2010). Educação a distância e a constituição da docência: formação para ou com as tecnologias?. Inter-Ação, 35 (2), 275-292. Obtenido 27 Junio 2012.

Moraes, R.; Galiazzi, M. do C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí.

Morais, A. C. L.; Almeida, D. M. B.; Alves, G. S. A. (2011). EaD na formação continuada de professores: a experiência de um novo cenário. Revista ECS, 1 (1), 77-92. Obtenido en 17 Febrero 2012.

Oliveira, A. (2012). Formação continuada de professores de matemática a distância: estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagem. Obtenido 23 Mayo 2014, desde Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Web site: https://sistemas.ufms.br/sigpos/portal/trabalhos/download/1837/cursoId:91.

Pereira, R. S. G. (2015). A Educação a Distância e a formação continuada de professores de Matemática: contribuições de um contexto formativo para a base de conhecimento docente. Obtenido 12 Deciembro 2015, dede Universidade Estadual Paulista. Web site: http://repositorio.unesp.br/.

Richit, A., Richit, A. Educação a distância e a formação continuada docente: um processo de inclusão digital. Obtenido 13 Agosto 2014. Web site: http://senid.upf.br/2012/anais/ 96227.pdf>.

Valente, J. A. (2003). Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface: comunicação, saúde e educação, 7 (12), 139-148. Obtenido em 10 Deciembre 2010.

Valente, J. A.; Moran, J. M. (2011). Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitam a construção do conhecimento. En: J. A. Valente; J. M. Moran; V. A. Arantes (Org.). Educação a distância (pp.13-44). São Paulo: Summus.

Veiga, I. P. A. (2000). Projeto político-pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar?. En: M. E. L. M. Castanho; S. Castanho (Org.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus.

Viel, S. R. (2011). Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância: o caso da CEDERJ/UAB. Obtenido 15 Agosto 2013, desde Universidade Estadual Paulista. Web site: www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/teses/viel_sr_tese_rcla.pdf.

Publicado

2020-07-03

Cómo citar

DOS SANTOS GOMES PEREIRA, R.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 358–371, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538. Acesso em: 22 nov. 2024.