Profissão professor:modos de gerenciar a docência em tempos de inclusão

Autores

  • Gisele Ruiz Slva Rede Salesiana de Escolas em Rio Grande-RS.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Governamentalidade Neoliberal, Inclusão escolar, Profissão docente.

Resumo

Este artigo busca investigar como é representada a figura do professor na escola inclusiva da atualidade. Tem como perspectiva teórico-metodológica algumas ferramentas da Análise do Discurso em Michel Foucault, operando especial-mente com os conceitos de enunciação, enunciado, discurso e governamentalidade. Utiliza como objeto de análise reportagens da Revista Nova Escola (2008-2013) para mapear em seus ditos as enunciações que remontam o enunciado de professor-inclusivo, evidenciando o quanto o mesmo dá a ver o discurso da inclusão escolar em nossos dias.
As análises provocam pensar o professor da escola inclusiva como um profissional cujas características sejam principal-mente a flexibilidade, a dinâmica, a tolerância, a criatividade, ou seja, tudo o que se espera de qualquer outro profissional no contexto da lógica de governamento pautada no neoliberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Ruiz Slva, Rede Salesiana de Escolas em Rio Grande-RS.

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, 2013. Coordenadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (CAIC/FURG). Professora da Educação Infantil da Rede Salesiana de Escolas em Rio Grande-RS. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (FURG).

Referências

BIBIANO, Bianca. Inclusão: 7 professoras mostram como enfrentam esse desafio. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 244, ago. 2011. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/inclusao-7-professoras-mostram-como-enfrentam-esse-desafio-639054.shtml>. Acesso em: nov. 2011.

______. O que é transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 231, abr. 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/transtorno-deficit-atencao-com-sem-hiperatividade-tdah-546797.shtml>. Acesso em: ago. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação In-clusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008.

DELORS, Jaques (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Interna-cional sobre Educação para o Século XXI. Brasília: UNESCO; São Paulo: Cortez, 2010. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf>. Acesso em: abr. 2013.

FACEBOOK. Revista Nova Escola. Disponível em: http://www.facebook.com/revistanovaescola?ref=ts&fref=ts. Acesso em: jun. 2013.

FERREIRA, Maurício dos Santos. Curriculum Vitae: selecionam-se jovens que buscam, nas páginas do jornal, oportunidades de trabalho e que possuam... 2009. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Ale-gre, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

______. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fon-tes, 2008.

______. A ordem do discurso. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

______. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

LOPES, Maura Corcini. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica (Org.). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 107-130.

LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise; MACHADO, Fernanda de Camargo. Formar, tolerar, incluir: tríade de governamento dos professores de surdos. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 36, p. 19-44, maio/ago. 2009.

MACHADO, Fernanda de Camargo. Ser professor em tempos de diversidade: uma análise das políticas de for-mação docente. In: THOMA, Adriana da Silva; HILLESHEIM, Betina (Org.). Políticas de inclusão: gerencian-do riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2011. p. 57-69.

MEIRELLES, Elisa; QUEEN, Mariana; SOARES, Wellington. Iniciação à docência. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 254, ago. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/iniciacao-docencia-700399.shtml>. Acesso em: set. 2012.

MOÇO, Anderson. É hora de garantir a aprendizagem do todos. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 239, jan./fev. 2011. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/hora-garantir-aprendizagem-todos-618053.shtml?page=1>. Acesso em: ago. 2011.

MOÇO, Anderson; MARTINS, Ana Rita. Seis características do professor do século 21. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 236, out. 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/seis-caracteristicas-professor-seculo-21-602329.shtml?page=0>. Acesso em: ago. 2011.

MONROE, Camila; SANTOMAURO, Beatriz. Conheça as salas de recursos que funcionam de verdade para a inclusão. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 231, abr. 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/conheca-salas-recurso-funcionam-verdade-para-inclusao-deficiencia-546795.shtml?page=1>. Acesso em: ago. 2011.

NICOLIELO, Bruna. O circo que inclui todos na Educação Física. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 249, jan./fev. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/circo-inclui-todos-educacao-fisica-674385.shtml?page=1>. Acesso em: abr. 2012.

RODRIGUES, Cinthia. Repletas de necessidades. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 224, ago. 2009a. Dispo-nível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/altas-habilidades-489225.shtml>. Aces-so em: jun. 2011.

______. Tema igual, aula diferente. Revista Nova Escola, São Paulo, n. especial, jul. de 2009b. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/tema-igual-aula-diferente-495969.shtml>. Acesso em: jun. 2011.

______. Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 223, jun./jul. de 2009c. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/formas-criativas-estimular-mente-deficientes-intelectuais-476406.shtml>. Acesso em: jun. 2011.

______. Falar com as mãos. REVISTA Nova Escola, São Paulo, n. 221, abr. 2009d. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/falar-maos-432193.shtml>. Acesso em: jun. 2011.

SALLA, Fernanda. Educadores nota 10: o que faz deles campeões. Revista Nova Escola, n. 259, jan./fev. 2013. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/educadores-nota-10-faz-deles-campeoes-735218.shtml>. Acesso em: abr. 2013.

______. Gestão da sala de aula: você seguro em classe. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 256, out. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/gestao-sala-aula-voce-seguro-classe-713785.shtml>. Acesso em: nov. 2012.

SARAIVA, Karla, VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contempo-rânea. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 34, p. 187-201, maio/ago. 2009.

VEIGA-NETO, Alfredo José da. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjeti-vidades. In: PORTOCARRERO, V.; CASTELO BRANCO, G. Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.

Como Citar

SLVA, G. R. Profissão professor:modos de gerenciar a docência em tempos de inclusão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/835. Acesso em: 22 nov. 2024.