Profissão professor:modos de gerenciar a docência em tempos de inclusão

Autores/as

  • Gisele Ruiz Slva Rede Salesiana de Escolas em Rio Grande-RS.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palabras clave:

Governamentalidade Neoliberal, Inclusão escolar, Profissão docente.

Resumen

Este artigo busca investigar como é representada a figura do professor na escola inclusiva da atualidade. Tem como perspectiva teórico-metodológica algumas ferramentas da Análise do Discurso em Michel Foucault, operando especial-mente com os conceitos de enunciação, enunciado, discurso e governamentalidade. Utiliza como objeto de análise reportagens da Revista Nova Escola (2008-2013) para mapear em seus ditos as enunciações que remontam o enunciado de professor-inclusivo, evidenciando o quanto o mesmo dá a ver o discurso da inclusão escolar em nossos dias.
As análises provocam pensar o professor da escola inclusiva como um profissional cujas características sejam principal-mente a flexibilidade, a dinâmica, a tolerância, a criatividade, ou seja, tudo o que se espera de qualquer outro profissional no contexto da lógica de governamento pautada no neoliberalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisele Ruiz Slva, Rede Salesiana de Escolas em Rio Grande-RS.

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, 2013. Coordenadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (CAIC/FURG). Professora da Educação Infantil da Rede Salesiana de Escolas em Rio Grande-RS. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (FURG).

Citas

BIBIANO, Bianca. Inclusão: 7 professoras mostram como enfrentam esse desafio. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 244, ago. 2011. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/inclusao-7-professoras-mostram-como-enfrentam-esse-desafio-639054.shtml>. Acesso em: nov. 2011.

______. O que é transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 231, abr. 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/transtorno-deficit-atencao-com-sem-hiperatividade-tdah-546797.shtml>. Acesso em: ago. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação In-clusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008.

DELORS, Jaques (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Interna-cional sobre Educação para o Século XXI. Brasília: UNESCO; São Paulo: Cortez, 2010. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf>. Acesso em: abr. 2013.

FACEBOOK. Revista Nova Escola. Disponível em: http://www.facebook.com/revistanovaescola?ref=ts&fref=ts. Acesso em: jun. 2013.

FERREIRA, Maurício dos Santos. Curriculum Vitae: selecionam-se jovens que buscam, nas páginas do jornal, oportunidades de trabalho e que possuam... 2009. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Ale-gre, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

______. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fon-tes, 2008.

______. A ordem do discurso. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

______. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

LOPES, Maura Corcini. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica (Org.). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 107-130.

LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise; MACHADO, Fernanda de Camargo. Formar, tolerar, incluir: tríade de governamento dos professores de surdos. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 36, p. 19-44, maio/ago. 2009.

MACHADO, Fernanda de Camargo. Ser professor em tempos de diversidade: uma análise das políticas de for-mação docente. In: THOMA, Adriana da Silva; HILLESHEIM, Betina (Org.). Políticas de inclusão: gerencian-do riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2011. p. 57-69.

MEIRELLES, Elisa; QUEEN, Mariana; SOARES, Wellington. Iniciação à docência. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 254, ago. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/iniciacao-docencia-700399.shtml>. Acesso em: set. 2012.

MOÇO, Anderson. É hora de garantir a aprendizagem do todos. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 239, jan./fev. 2011. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/hora-garantir-aprendizagem-todos-618053.shtml?page=1>. Acesso em: ago. 2011.

MOÇO, Anderson; MARTINS, Ana Rita. Seis características do professor do século 21. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 236, out. 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/seis-caracteristicas-professor-seculo-21-602329.shtml?page=0>. Acesso em: ago. 2011.

MONROE, Camila; SANTOMAURO, Beatriz. Conheça as salas de recursos que funcionam de verdade para a inclusão. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 231, abr. 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/conheca-salas-recurso-funcionam-verdade-para-inclusao-deficiencia-546795.shtml?page=1>. Acesso em: ago. 2011.

NICOLIELO, Bruna. O circo que inclui todos na Educação Física. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 249, jan./fev. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/circo-inclui-todos-educacao-fisica-674385.shtml?page=1>. Acesso em: abr. 2012.

RODRIGUES, Cinthia. Repletas de necessidades. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 224, ago. 2009a. Dispo-nível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/altas-habilidades-489225.shtml>. Aces-so em: jun. 2011.

______. Tema igual, aula diferente. Revista Nova Escola, São Paulo, n. especial, jul. de 2009b. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/tema-igual-aula-diferente-495969.shtml>. Acesso em: jun. 2011.

______. Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 223, jun./jul. de 2009c. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/formas-criativas-estimular-mente-deficientes-intelectuais-476406.shtml>. Acesso em: jun. 2011.

______. Falar com as mãos. REVISTA Nova Escola, São Paulo, n. 221, abr. 2009d. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/falar-maos-432193.shtml>. Acesso em: jun. 2011.

SALLA, Fernanda. Educadores nota 10: o que faz deles campeões. Revista Nova Escola, n. 259, jan./fev. 2013. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/educadores-nota-10-faz-deles-campeoes-735218.shtml>. Acesso em: abr. 2013.

______. Gestão da sala de aula: você seguro em classe. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 256, out. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/gestao-sala-aula-voce-seguro-classe-713785.shtml>. Acesso em: nov. 2012.

SARAIVA, Karla, VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contempo-rânea. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 34, p. 187-201, maio/ago. 2009.

VEIGA-NETO, Alfredo José da. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjeti-vidades. In: PORTOCARRERO, V.; CASTELO BRANCO, G. Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.

Cómo citar

SLVA, G. R. Profissão professor:modos de gerenciar a docência em tempos de inclusão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/835. Acesso em: 22 nov. 2024.