Os inspetores de alunos do Colégio Pedro II em seus primeiros anos de funcionamento (1837-1857)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p432-447

Palavras-chave:

Colégio Pedro II, Memória Histórica do Colégio Pedro II, Inspetores de alunos

Resumo

Para muitos autores, a criação do Colégio Pedro II (CPII) foi uma experiência inovadora no século XIX. Na historiografia acerca desta instituição despontam duas tendências: a ênfase em seus alunos e professores, como se tivessem sido os únicos sujeitos no interior da escola, e a utilização de um determinado documento – a Memória Histórica do Colégio de Pedro II (MHCPII) – sem realizar uma crítica de seu conteúdo. Neste artigo abordo a possibilidade de investigar a situação dos inspetores de alunos do CPII entre 1837, data de criação do colégio, e 1857, ano no qual foi dividido em dois estabelecimentos de ensino. Após apresentar breve panorama sobre os estudos a respeito da escola, analiso o modo como estes trabalhadores são representados na MHCPII e, em seguida, confronto estas informações com os dados extraídos de outras fontes, tais como os dispositivos legais, o Almanak Laemmert e o material trocado entre os reitores do CPII e os representantes do Império. Concluo demonstrando omissões na MHCPII sobre as condições laborais dos inspetores e as tensões delas decorrentes.    

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Biografia do Autor

Letícia Sousa Campos da Silva, Universidade Federal Fluminense

Bacharel e Licenciada em História pela UFF (2011). Mestre em História pela UFF (2014). Licenciada em Pedagogia pela UERJ (2019). Doutoranda em História pela UFF. 

Professora do Colégio Pedro II (2019).

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Publicado

2020-10-29

Como Citar

DA SILVA, L. S. C. Os inspetores de alunos do Colégio Pedro II em seus primeiros anos de funcionamento (1837-1857). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 432–447, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p432-447. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8344. Acesso em: 28 mar. 2024.