Os inspetores de alunos do Colégio Pedro II em seus primeiros anos de funcionamento (1837-1857)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p432-447Keywords:
Colégio Pedro II, Historical Memory of Colégio Pedro II, Student inspectorsAbstract
Para muitos autores, a criação do Colégio Pedro II (CPII) foi uma experiência inovadora no século XIX. Na historiografia acerca desta instituição despontam duas tendências: a ênfase em seus alunos e professores, como se tivessem sido os únicos sujeitos no interior da escola, e a utilização de um determinado documento – a Memória Histórica do Colégio de Pedro II (MHCPII) – sem realizar uma crítica de seu conteúdo. Neste artigo abordo a possibilidade de investigar a situação dos inspetores de alunos do CPII entre 1837, data de criação do colégio, e 1857, ano no qual foi dividido em dois estabelecimentos de ensino. Após apresentar breve panorama sobre os estudos a respeito da escola, analiso o modo como estes trabalhadores são representados na MHCPII e, em seguida, confronto estas informações com os dados extraídos de outras fontes, tais como os dispositivos legais, o Almanak Laemmert e o material trocado entre os reitores do CPII e os representantes do Império. Concluo demonstrando omissões na MHCPII sobre as condições laborais dos inspetores e as tensões delas decorrentes.
Downloads
References
ANDRADE, V. Colégio Pedro II: um lugar de memória. 1999. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1999.
ALVES, R. José Verissimo Dias de Mattos: um crítico na direção do Gymnasio Nacional (1892-1898). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2006.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto s/n, de 02 de dezembro de 1837. Convertendo o Seminário de São Joaquim em colégio de instrução secundária, com a denominação de Colégio de Pedro II, e outras disposições. Rio de Janeiro, 1837. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret_sn/1824-1899/decreto-36979-2-dezembro-1837-562344-publicacaooriginal-86295-pe.html. Acesso em: 25 mar. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Regulamento nº 8, de 31 de janeiro de 1838. Contém os estatutos do Colégio de Pedro Segundo. Rio de Janeiro, 1838. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/norma/561182/publicacao/15635716. Acesso em: 25 mar. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto nº 2006, de 24 de outubro de 1857. Aprova o regulamento para os colégios públicos de instrução secundária do Município da Corte. Rio de Janeiro, 1857. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret_sn/1824-1899/decreto-36979-2-dezembro-1837-562344-publicacaooriginal-86295-pe.html. Acesso em: 25 mar. 2020.
BRASIL. Arquivo Nacional. RIO 94. Fundo Educação. Série Ensino Secundário. Maços IE 4 26-35 e 42. Rio de Janeiro, 2019.
CHALHOUB, Sidney; SILVA, Fernando. Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980. Cadernos AEL, Campinas, SP, v. 14, n. 26, p. 12-45, 2010. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ael/article/view/2558. Acesso em: 14 abr. 2020.
COLÉGIO PEDRO II. O Colégio Pedro II – Contribuição Histórica aos 175 anos de sua fundação. Rio de Janeiro, 2013.
COLÉGIO PEDRO II. Memória Histórica do Colégio Pedro II. 180 anos de História na Educação do Brasil. Rio de Janeiro: Triunfal, 2018.
COLÉGIO PEDRO II. Comissão de Atualização da Memória Histórica do CPII. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/using-joomla/extensions/components/content-component/article-categories/1493-comiss%C3%A3o-de-atualiza%C3%A7%C3%A3o-da-mem%C3%B3ria-hist%C3%B3rica-do-cpii.html. Acesso em: 10 abr. 2020.
CUNHA JÚNIOR, C. O Imperial Collegio de Pedro II e o ensino da boa sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
DASSIE, B.; SOARES, F.; Eugenio de Barros Raja Gabaglia: vida e obra de um professor de Matemática. In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 5., 2010, Recife. Anais [...]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2010. p. 1-5.
DÓRIA, Escragnolle. Memória histórica do Colégio de Pedro Segundo: 1837-1937. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 1997.
FERREIRA, M. A história da disciplina escolar ciências no Colégio Pedro II (1960-1980). 2005. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2005.
FINOCCHIO, J. A inserção da Educação Física/Gymnastica na escola moderna – Imperial Collegio de Pedro II (1837-1889). 2013. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, 2013.
GASPARELLO, A. Construtores de identidades: os compêndios de História do Brasil no Colégio Pedro II (1838-1920). 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2002.
HAUER, L. Colégio Pedro II no período da ditadura militar: subordinação e resistência. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2007.
HOBSBAWM, E. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
JORNADA, J. Uma perspectiva histórica do Ensino de Química no Colégio Pedro II (1837- 1889). 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, 2013.
LAEMMERT, E.; LAEMMERT, H. Almanak administrativo, mercantil e industrial do Rio de Janeiro (Almanak Laemmert). Rio de Janeiro. Disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/almanak/almanak.htm. Acesso em: 25 mar. 2020.
MARQUES, G. A educação do corpo e o protagonismo discente no Colégio Pedro II: mediações entre o ideário republicano e a memória histórica da instituição (1889-1937). 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2011.
MASSUNAGA, M. O Colégio Pedro II e o ensino secundário brasileiro: 1930-1961. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1989.
MATTOS, M. Escravizados e livres. Experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2008.
MOTTA, M. História e memórias. In: MATTOS, M. (org.). História: pensar e fazer. Rio de Janeiro: Laboratório Dimensões da História, 1998. p. 73-89.
MOISES, A. Colégio Pedro II: controvérsias acerca de sua fundação. 2007. 173 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, 2007.
NEVES, L. Colégio Pedro II. In: VAINFAS, Ronaldo (org.). Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. p. 147-148.
NUNES, S. Colégio Pedro II: a gênese de uma representação de escola excelente. 2007. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, 2007.
PENNA, F. Sob o nome a capa do imperador: a criação do Colégio de Pedro Segundo e a construção do seu currículo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2008.
PENNA, F. O “currículo colegial” do Colégio Pedro II. In: CHAVES, M.; LOPES, S. (org.). Instituições educacionais da cidade do Rio de Janeiro: um século de história (1850-1950). Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2009. p. 37-56.
POLON, T. Políticas Públicas para o Ensino Médio nos anos 90: trajetória do Colégio Pedro II/RJ. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Rio de Janeiro, 2004.
PATROCLO, L. B. A fundação do Colégio de Pedro II nas páginas da imprensa carioca do século XIX: os jornais A Aurora Fluminense e O Chronista. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN (CIHELA), 11., 2014, Toluca, México. Anais […]. Toluca, México: Sociedad Mexicana de Historia de La Educación, 2014. p. 889-901.
RAZZINI, M. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). 2000. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2000.
ROCHA, G. A trajetória da disciplina geografia no currículo escolar brasileiro (1837-1942). 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 1996.
ROCHA, G. O Colégio Pedro II e a institucionalização da Geografia escolar no Brasil Império. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 15-34, jan./jun. 2014.
SANTOS, B. O currículo da disciplina escolar história no Colégio Pedro II – a década de 70 – entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica: a história e os estudos sociais. Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ, 2011.
SIRINELLI, J-F. Os intelectuais. In: RÉMOND, R. (org.) Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996. p. 231-269.
SOARES, J. O ensino de sociologia no Colégio Pedro II (1925-1941). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2009.
SOUZA, Carlos. A educação como prática política: formação e renovação de repertórios pedagógicos do Segundo Reinado (o Colégio Pedro II, o Ginásio Baiano e o Culto à Ciência). 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.
SOUZA, Carlos. Ensinando a ser brasileiro: o Colégio Pedro II e a formação dos cidadãos na Corte Imperial (1837-1861). 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro, 2010.
SOUZA, Robério. Trabalhadores dos trilhos. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2015.
TAVARES, J. A congregação do Colégio Pedro II e os debates sobre o ensino de matemática. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2002.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017