APRENDIZAGENS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA

Autores

  • Marcia Cristina Nagy Rede Estadual de Educação do Paraná
  • Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina -UEL

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Formação de professores que ensinam matemática, Componentesda prática de ensino de matemática, Aprendizagem, Comunidades de Prática

Resumo

Este artigo reporta-se às aprendizagens, relacionadas ao conhecimento profissional do professor, de nove professoras que ensinam matemática, ocorridas no âmbito de uma
experiência de formação continuada de um grupo que se constituiu em uma comunidade de prática (Cop-MatAnosIniciais). Analisa momentos de discussão coletiva dessa
CoP e procura compreender como essas professoras se engajam no empreendimento relato e análise do relato do desenvolvi-mento de tarefas em sala de aulana busca de repensar suas práticas de ensino de matemática. Essa CoP foi coordenada pela
primeira autora deste artigo, tendo-se recorrido, ssencialmente, a registros em áudio das sessões de formação e a registros escritos das professoras e da formadora para recolha dos dados. A análise dos dados revelou o que se tornou ponto de enfoque nos processos de negociação de significados da CoP, nomeadamente: o desempenho dos alunos na resolução de tarefas matemáticas; os diferentes tipos de questões feitas pelo
professor durante a aplicação de tarefas de alto nível de demanda cognitiva; a gestão do tempo destinado aos alunos para a resolução de tarefas. A dinâmica assumida nessa
experiência de formação continuada evidenciou elementos constituintes da prática dessa comunidade que permitiram aprendizagens das professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Nagy, Rede Estadual de Educação do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Rede
Estadual de Educação do Paraná.

Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina -UEL

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Matemática e do Programa de
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

BELINE, Wiliam. Formação de professores de matemática em comunidades de prática: um estudo sobre identidades. 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

BLANTON, Maria L.; KAPUT, James J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, Washington, v. 36, n. 5, p. 412-446, nov. 2005.

CALDEIRA, Janaína Soler. Um estudo sobre o pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação de professores de matemática. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

CYRINO, Márcia C. C. T. Comunidades de prática de professores como espaço de investigação sobre a formação de professores de matemática. In: BATISTA, Irinéa de Lourdes; SALVI, Rosana Figueiredo. (Org.). Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática: um perfil de pesquisas. Londrina: EDUEL, 2009. p. 95-110.

______. Formação de professores que ensinam matemática em Comunidades de Prática. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (CIBEM), 7., 2013, Montevideo. Actas... Montevideo: FISEM, 2013. v. 1, p. 5188-5195.

CYRINO, Márcia C. C. T.; CALDEIRA, Janaina S. Processos de negociação de significados sobre pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação inicial de professores de Matemática. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 373-401, 2011.

GRAVEMEIJER, K. P. E.; COBB, P. Design research from the learning design perspective. In: VAN DEN AKKER, J. J. H. et al. (Ed.). Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 17-51.

GRAVEN, Mellony. Mathematics teacher retention and the role of identity: Sam’s story. Pythagoras, Port Elizabeth, n. 61, p. 2-10, June 2005.

GRAVEN, Mellony; LERMAN, Wenger, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Journal of Mathematics Teacher Education, Netherlands, v. 6, n. 2, p. 185-194, June 2003.

KRAINER, K. Teams, communities & networks. Journal of Mathematics Teacher Education, Netherlands, v. 6, n. 2, p. 93-105, jun. 2003.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

NAGY, Márcia C. Trajetórias de aprendizagem de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. 2013. 197 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

PONTE, João Pedro da; CHAPMAN, Olive. Preservice mathematics teachers' knowledge and development. In: LYN, D. English (Ed.). Handbook of international research in mathematics education. 2. ed. New York: Routledge, 2008. p. 225-263.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Exames Nacionais de Matemática. Disponível em: <http://www.gave.min-edu.pt>. Acesso em: 10 set. 2010.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SMITH, Margaret S.; STEIN, Mary Kay. Selecting and creating mathematical tasks: from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, Reston, v. 3, n. 5, p. 344-50, Feb. 1998.

STEIN, Mary Kay. et al. Implementing standards-based mathematics instruction: a casebook for professional development. 2. ed. New York: Teachers College Press, 2009.

STEIN, Mary Kay; GROVER, Barbara W.; HENNINGSEN, Marjorie. Building student capacity for mathematical thinking and reasoning: an analysis of mathematical tasks used in reform classrooms. American Educational Research Journal, Washington, v. 33, n. 2, p. 455-488, Summer 1996. Disponível em: <http://www.sagepublications.com>. Acesso em: 2 mar. 2010.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, Etienne; MCDERMOTT, Richard; SNYDER, William M. Cultivating communities of practice. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

Como Citar

NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. APRENDIZAGENS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/831. Acesso em: 24 nov. 2024.