APRENDIZAGENS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25pKeywords:
Formação de professores que ensinam matemática, Componentesda prática de ensino de matemática, Aprendizagem, Comunidades de PráticaAbstract
Este artigo reporta-se às aprendizagens, relacionadas ao conhecimento profissional do professor, de nove professoras que ensinam matemática, ocorridas no âmbito de uma
experiência de formação continuada de um grupo que se constituiu em uma comunidade de prática (Cop-MatAnosIniciais). Analisa momentos de discussão coletiva dessa
CoP e procura compreender como essas professoras se engajam no empreendimento relato e análise do relato do desenvolvi-mento de tarefas em sala de aulana busca de repensar suas práticas de ensino de matemática. Essa CoP foi coordenada pela
primeira autora deste artigo, tendo-se recorrido, ssencialmente, a registros em áudio das sessões de formação e a registros escritos das professoras e da formadora para recolha dos dados. A análise dos dados revelou o que se tornou ponto de enfoque nos processos de negociação de significados da CoP, nomeadamente: o desempenho dos alunos na resolução de tarefas matemáticas; os diferentes tipos de questões feitas pelo
professor durante a aplicação de tarefas de alto nível de demanda cognitiva; a gestão do tempo destinado aos alunos para a resolução de tarefas. A dinâmica assumida nessa
experiência de formação continuada evidenciou elementos constituintes da prática dessa comunidade que permitiram aprendizagens das professoras.
Downloads
References
BELINE, Wiliam. Formação de professores de matemática em comunidades de prática: um estudo sobre identidades. 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
BLANTON, Maria L.; KAPUT, James J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, Washington, v. 36, n. 5, p. 412-446, nov. 2005.
CALDEIRA, Janaína Soler. Um estudo sobre o pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação de professores de matemática. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
CYRINO, Márcia C. C. T. Comunidades de prática de professores como espaço de investigação sobre a formação de professores de matemática. In: BATISTA, Irinéa de Lourdes; SALVI, Rosana Figueiredo. (Org.). Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática: um perfil de pesquisas. Londrina: EDUEL, 2009. p. 95-110.
______. Formação de professores que ensinam matemática em Comunidades de Prática. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (CIBEM), 7., 2013, Montevideo. Actas... Montevideo: FISEM, 2013. v. 1, p. 5188-5195.
CYRINO, Márcia C. C. T.; CALDEIRA, Janaina S. Processos de negociação de significados sobre pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação inicial de professores de Matemática. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 373-401, 2011.
GRAVEMEIJER, K. P. E.; COBB, P. Design research from the learning design perspective. In: VAN DEN AKKER, J. J. H. et al. (Ed.). Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 17-51.
GRAVEN, Mellony. Mathematics teacher retention and the role of identity: Sam’s story. Pythagoras, Port Elizabeth, n. 61, p. 2-10, June 2005.
GRAVEN, Mellony; LERMAN, Wenger, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Journal of Mathematics Teacher Education, Netherlands, v. 6, n. 2, p. 185-194, June 2003.
KRAINER, K. Teams, communities & networks. Journal of Mathematics Teacher Education, Netherlands, v. 6, n. 2, p. 93-105, jun. 2003.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
NAGY, Márcia C. Trajetórias de aprendizagem de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. 2013. 197 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
PONTE, João Pedro da; CHAPMAN, Olive. Preservice mathematics teachers' knowledge and development. In: LYN, D. English (Ed.). Handbook of international research in mathematics education. 2. ed. New York: Routledge, 2008. p. 225-263.
PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Exames Nacionais de Matemática. Disponível em: <http://www.gave.min-edu.pt>. Acesso em: 10 set. 2010.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SMITH, Margaret S.; STEIN, Mary Kay. Selecting and creating mathematical tasks: from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, Reston, v. 3, n. 5, p. 344-50, Feb. 1998.
STEIN, Mary Kay. et al. Implementing standards-based mathematics instruction: a casebook for professional development. 2. ed. New York: Teachers College Press, 2009.
STEIN, Mary Kay; GROVER, Barbara W.; HENNINGSEN, Marjorie. Building student capacity for mathematical thinking and reasoning: an analysis of mathematical tasks used in reform classrooms. American Educational Research Journal, Washington, v. 33, n. 2, p. 455-488, Summer 1996. Disponível em: <http://www.sagepublications.com>. Acesso em: 2 mar. 2010.
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.
WENGER, Etienne; MCDERMOTT, Richard; SNYDER, William M. Cultivating communities of practice. Boston: Harvard Business School Press, 2002.
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017