Controvérsias e binarismos:

concepções de professoras sobre brincadeiras e gênero na Educação Infantil

Autores

  • Luciane Cristina Correa Secretaria Municipal de Educação de Lages
  • Mareli Eliane Graupe Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (20h) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (20h) na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). http://orcid.org/0000-0001-5489-1361
  • Regina Ingrid Braganolo Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/CED. http://orcid.org/0000-0002-8237-7383

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p243-258

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincadeiras, Gênero, Binarismos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gênero e de brincadeiras de professoras de Educação Infantil de uma cidade do interior do Sul do Brasil. O referencial teórico abarca autores(as) como: Butler (1990), Meirelles (2015), Campos e Barbosa (2015), Kishimoto (2008), Finco (2003) e Louro (2014). A pesquisa é de cunho qualitativo e teve como registro metodológico entrevistas focalizadas com cinco docentes e observação participante passiva. Os dados apontam que o debate de gênero na Educação Infantil apresenta controvérsias e ambivalências, na concepção das professoras, ao tratar das brincadeiras e gênero na medida que fazem uso de uma ordem conceitual pautado nos binarismos: entre meninos e meninas, nos brinquedos e brincadeiras e nos modos de organização dos corpos nos espaços educativos.  Desse modo, a ampliação da produção de conhecimentos no campo de estudos de gênero e educação infantile é urgente e necessária.

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Biografia do Autor

Luciane Cristina Correa, Secretaria Municipal de Educação de Lages

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário FACVEST (2008). Especialização em Práticas Psicopedagógicas Interdisciplinar e Gestão Escolar FACVEST (2012) . Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2018) .Atualmente é professora de Educação Infantil - Secretaria de Educação do Município de Lages.

Mareli Eliane Graupe, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (20h) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (20h) na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (20h) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (20h) na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC. Licenciada em Pedagogia (2001) e mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), doutora em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011) e pós-doutora pelo Programa de Antropologia Social, UFSC (2012). É pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), (LEVIS/UFSC) e da REDE LIESS (Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades). Membra da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC no biênio 2017/2018. Coordenou o Eixo 18 "Gênero, Sexualidade e Educação", na ANPED Sul (2018). Atuo com as seguintes temáticas: Políticas públicas de gênero. Equidade de gênero na educação e na saúde. Sexualidades e violências. Educação em saúde. Formação de professoras. Educação Infantil. Práticas pedagógicas equitativas. Metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa.

Regina Ingrid Braganolo, Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/CED.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/CED. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, políticas públicas, violências e infância

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

CORREA, L. C.; GRAUPE, M. E.; BRAGANOLO, R. I. Controvérsias e binarismos:: concepções de professoras sobre brincadeiras e gênero na Educação Infantil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 243–258, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p243-258. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7551. Acesso em: 29 mar. 2024.