JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Pâmela Suélli da Motta Esteves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).
  • Ingrid de Faria Bolsista da Capes
  • Julia Wassermann Guedes Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p179-191

Palavras-chave:

Interculturalidade, Conflitos escolares, Infância, Justiça restaurativa, Judicialização

Resumo

Este artigo tem por objetivo pensar, através das lentes da interculturalidade crítica,as potencialidades dos conflitos que são inerentes ao cotidiano escolar na infância.Em diálogo com Andrade (2011), Candau (2007, 2012, 2014), Tubino (2004), entre outros autores, apostamos na educação intercultural crítica como possibilidade de investigar os conflitos escolares nas perspectivas da justiça restaurativa e da escola justa (SCHILLING, 2014), em contraposição ao processo de judicialização desses conflitos, o que vem sendo amplamente realizado na educação básica brasileira. O artigo traz ainda um esforço teórico de compreender os conflitos que nascem no chão da escola através de uma prática pedagógica denominada “caixa de recados”, utilizada como mecanismo de administração e transformação dos conflitos em momentos de aprendizagens.

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Biografia do Autor

Pâmela Suélli da Motta Esteves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Doutora em Ciências Humanas e Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF-RJ). Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF-RJ). Professora adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Professora da Educação Básica no Colégio de Aplicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Ingrid de Faria, Bolsista da Capes

Mestranda em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (ICHF/UFF). Bolsista da Capes

Julia Wassermann Guedes, Colégio Pedro II

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Especialista em Políticas Públicas e Cultura de Direitos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagoga na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Cotidianos, Educação e Culturas (GECEC).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

ESTEVES, P. S. da M.; FARIA, I. de; GUEDES, J. W. JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 179–191, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p179-191. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4974. Acesso em: 21 nov. 2024.