JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p179-191Palabras clave:
Interculturalidade, Conflitos escolares, Infância, Justiça restaurativa, JudicializaçãoResumen
Este artigo tem por objetivo pensar, através das lentes da interculturalidade crítica,as potencialidades dos conflitos que são inerentes ao cotidiano escolar na infância.Em diálogo com Andrade (2011), Candau (2007, 2012, 2014), Tubino (2004), entre outros autores, apostamos na educação intercultural crítica como possibilidade de investigar os conflitos escolares nas perspectivas da justiça restaurativa e da escola justa (SCHILLING, 2014), em contraposição ao processo de judicialização desses conflitos, o que vem sendo amplamente realizado na educação básica brasileira. O artigo traz ainda um esforço teórico de compreender os conflitos que nascem no chão da escola através de uma prática pedagógica denominada “caixa de recados”, utilizada como mecanismo de administração e transformação dos conflitos em momentos de aprendizagens.
Descargas
Citas
ANDRADE, Marcelo. Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 32, n. 117, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n117/v32n117a11.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.
CANDAU, Vera Maria. Escola e cultura(s): as tensões entre universalismo e multiculturalismo. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 8., 2007. Anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.
______. Educação intercultural: entre afirmações e desafios. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Currículo, disciplinas escolares e culturas. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. p. 23-41.
______. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a15.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.
CANDAU, Vera Maria; LEITE, Miriam Soares. A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 731-758, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a1137132.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Florianópolis: EDUSC, 2002.
ESPEJO, J. C. Educación, interculturalidad y ciudadanía. Educar em Revista, Curitiba, n. 43, p. 239-254, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n43/n43a16.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.
ESTEVES, Pâmela Suélli da Motta. A escola não é um lugar fácil... não mesmo!: bullying, não-reconhecimento da diferença e banalidade do mal. 2015. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro, 2015.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, Vinício de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 15-41, 2014 Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n3/v30n3a02.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.
HECKERT, Ana Lucia; ROCHA, Marisa Lopes. A maquinaria escolar e os processos de regulamentação da vida. Psicologia & Sociedade, n. 24, p. 85-93, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24nspe/13.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2017.
LARRAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 20. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
LONGO, Monique Marques. “Professora, fala alguma coisa boa da educação pra gente, por favor!”: violência, assertividade e pressupostos arendtianos na formação docente. 2014. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro, 2014.
NASCIMENTO, Maria Lívia; SCHEINVAR, Estela. De como as práticas do conselho tutelar vêm se tornando jurisdicionais. Aletheia, Canoas, RS, n. 25, p. 152-162, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141303942007000100012>. Acesso em: 27 out. 2017.
NUNES, Flaviana Gasparotti. Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme “Entre os muros da escola”. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 113-130, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/09.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.
RODRIGUES, Simone Martins. Justiça restaurativa, dialogia e reconciliação social: tribunais internacionais e comissões de verdade na África. 2004. 268 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa; CHAUÍ, Marilena. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.
SCHILLING, Flávia. Educação e direitos humanos: percepções sobre a escola justa. Resultados de uma pesquisa. São Paulo: Cortez, 2014.
SCHILLING, Flávia; ANGELUCCI, Carla Biancha. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 694-715, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n161/1980-5314-cp-46-161-00694.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.
TUBINO, Fidel. Del interculturalismo funcional al interculturalismo crítico. In: SAMANIEGO, M.; GARBARINI, C. (Comp.). Rostros y fronteras de la identidad. Temuco: UCT, 2004. p. 9-17. Disponível em: <http://red.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/biblioteca/inter_funcional.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017