OS SUJEITOS EM TEMPOS COMPLEXOS À LUZ/SOMBRA DA ONTOLOGIA DE EDGAR MORIN
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p187-201Palavras-chave:
Tempo, Complexidade, Edgar MorinResumo
Neste texto, situamos a questão do sujeito à luz/sombra do pensamento de Edgar Morin, que necessita de uma autoética, de uma autocrítica, de ensinar a condição humana, considerando a questão do ser e do saber no pensamento complexo, dadas as desordens e incertezas destes tempos complexos.
Downloads
Referências
AZIBEIRO, Nair Esperança. Educação intercultural e complexidade: desafios emergentes a partir das relações em comunidades populares. In: FLEURI, R. M. (Org.). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 85-107.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002a.
______. Amor, poesia, sabedoria. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008a.
______. A noção de sujeito. In: SCHNITMANN, D. F (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 45-55.
______. Ciência e consciência. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008b.
______. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. (Org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. ed. Porto Alegre: Sulinas/Edipucrs, 2003. p. 1-27.
______. Em busca dos fundamentos perdidos – textos sobre o marxismo. Porto Alegre: Sulina, 2002b.
______. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
______. O enigma do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
______. O homem e a morte. Rio de janeiro: Imago, 1997.
______. O método l: a natureza da natureza. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002c.
______. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2008c.
PETRAGLIA, Isabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
PRIGOGINE, Ilya. Do ser ao devir. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
RAMOS, Roberto. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Educar, Curitiba, n. 32, p. 75-86, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017