Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil

Autores

  • Rosemary Roggero Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Aline Sarmento Coura Rocha Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Geuid Cavalcante Silva Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p241-252

Palavras-chave:

Políticas educativas, Ensino médio e ensino superior, Organismos internacionais

Resumo

O presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomen-dações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais,bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt

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Biografia do Autor

Rosemary Roggero, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente e pesquisadora nos Programas
de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e em Gestão de Projetos Educacionais (mestrado profissional) da
Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Aline Sarmento Coura Rocha, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho (PPGE/UNINOVE). Mestre em Educação pela Universidade
Nove de Julho (UNINOVE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Geuid Cavalcante Silva Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestrando em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

ROGGERO, R.; ROCHA, A. S. C.; SILVA FILHO, G. C. Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 241–252, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p241-252. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284. Acesso em: 29 mar. 2024.