Universidad, Investigación y Educación Popular

marchas y contramarchas de una institución asediada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p37-50

Palavras-chave:

Universidad, Educación Popular, Investigación

Resumo

A presente contribuição propõe refletir sobre a universidade atual, seus conflitos, tensões e resistências – alinhamentos às demandas corporativas, como parte da "missão" de época da instituição universitária em um contexto governado pela inércia neoliberal e a ofensiva neoconservadora – ultraliberal. Neste cenário revisam-se as possibilidades da Universidade de romper com esta lógica instrumental do mercado, de assumir um comportamento transformador, transitando por outras políticas acadêmicas e lógicas epistemológicas disruptivas, entre as quais se encontra o marco que patrocina a educação popular. Aqui se interroga sobre se Será  Que a tarefa consiste em adaptar - se às novas dinâmicas do capital e suas culturas? No ensaio reflete sobre os sujeitos político-sociais em geral e dos sujeitos pedagógicos de / na universidade atual, em particular; considerando o tecido social e as bases sociais e tecno – políticas que sustentam o modelo para, com isso, indagar sobre a práxis da educação popular neste contexto.

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Biografia do Autor

Samuel H. Carvajal Ruiz, Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez Caracas, Venezuela

Doutorado em Ciências da Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona – UAB (Catalunha – Espanha, 2002). Professor universitário da Universidade Nacional Experimental Simón Rodríguez, Caracas. Nessa instituição universitária, coordena os Programas de Especialização em Desenvolvimento Social e Gestão Curricular. Professor nas áreas de Sociopolítica e Educação, Administração e Políticas Públicas, Governança e Políticas Públicas. Professor nos Programas de Doutorado em Ciências da Educação e no Doutorado em Estudos Organizacionais da UNESR.Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona – UAB (Catalunha – Espanha, 2002). Professor universitário da Universidade Nacional Experimental Simón Rodríguez, Caracas. Nessa instituição universitária, coordena os Programas de Especialização em Desenvolvimento Social e Gestão Curricular. Professor nas áreas de Sociopolítica e Educação, Administração e Políticas Públicas, Governança e Políticas Públicas. Professor nos Programas de Doutorado em Ciências da Educação e no Doutorado em Estudos Organizacionais da UNESR.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

CARVAJAL RUIZ, S. H. Universidad, Investigación y Educación Popular: marchas y contramarchas de una institución asediada. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 37–50, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p37-50. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/21155. Acesso em: 18 dez. 2024.